Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Preceptores de Dermatologia do HC participam do livro “Dermatology in Public Health Environments”
Notícias Notícias
Preceptores de Dermatologia do HC participam do livro “Dermatology in Public Health Environments”
A obra é direcionada aos estudantes de Medicina e médicos dermatologistas, infectologistas, clínicos e sanitaristas
Preceptores do Hospital das Clínicas da UFPE participaram da criação do livro “Dermatology in Public Health Environments - 2nd (Dermatologia em ambientes de saúde pública)”, que aborda temas fundamentais para o entendimento das doenças infectocontagiosas e ambientais. A obra foi lançada em abril pela Editora Springer, em Londres. Os profissionais do HC elaboraram dois capítulos: “Tuberculose Cutânea” e um segundo intitulado “Outras Micobacterioses”. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Coordenador do grupo de trabalho no HC responsável pelos capítulos, Josemir Belo informa que a obra é direcionada aos estudantes de Medicina e médicos dermatologistas, infectologistas, clínicos e sanitaristas. Para ele, as principais descobertas apresentadas no livro são relacionadas ao entendimento e conhecimento da tuberculose cutânea e de outras doenças provocadas por micobactérias distintas.
“O maior desafio enfrentado durante o processo de criação do livro foi o 'deadline', com o prazo apertado. Esse trabalho conjunto reflete um esforço dedicado em disseminar conhecimento médico de excelência e promover uma melhor compreensão das práticas de cuidados com a saúde”, explica Josemir Belo, que é professor e médico aposentado da Área Assistencial de Dermatologia do hospital.
Os preceptores do HC contribuíram para a produção dos capítulos 6 e 7 do livro. O primeiro deles é intitulado “Tuberculosis” e aborda a forma rara da doença que afeta a pele, sendo resultante da entrada da bactéria Mycobacterium tuberculosis no corpo por meio das vias respiratórias, de feridas ou lesões cutâneas. Nessa parte, os autores se dedicaram a apresentar informações essenciais para o enfrentamento da doença nas atuais circunstâncias clínicas, abordando dados descobertos recentes, novos testes e formas de tratamento.
Por sua vez, o capítulo 7, “Other Mycobacterioses”, traz uma análise abrangente sobre as infecções causadas por bactérias do gênero Mycobacterium. As micobactérias não tuberculosas (NTM) são bacilos gram-positivos que se encontram no ambiente, resistentes a ácido, e podem causar diversas manifestações em diferentes grupos de pacientes, levando a uma ampla gama de distúrbios clínicos.
Nesse capítulo, os especialistas explicam que alguns desses distúrbios vão desde infecções cutâneas, como linfadenite cervical ou intratorácica em crianças, até infecções disseminadas em todas as idades. A infecção por NTM tem se mostrado uma causa importante de morbidade e mortalidade, tornando o diagnóstico precoce e o início do tratamento com múltiplos antibióticos, por períodos prolongados, fundamentais para alcançar os melhores resultados terapêuticos.
Além de Josemir, a produção dos capítulos contou com a participação dos médicos e professores Iana Costa Freitas de Oliveira, Maria de Fátima Medeiros Brito, Matilde Campos Carrera, Virgínia Paiva Parisio, Vanessa Lucília Silveira de Medeiros, Cláudia Elise Ferraz, Jéssica Guido de Araújo, Márcia Helena de Oliveira e Perla Gomes da Silva.