Praças de descanso na 23ª Fenearte têm projeto de alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFPE

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE são autores do projeto das duas praças de descanso na 23ª Fenearte, que acontece de hoje (5) a 16 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, no Grande Recife, homenageando os Loiceiros de Pernambuco. As praças, intituladas Barro em Mutação e Memórias Moldadas, fazem parte de um conjunto de seis espaços de descanso situados ao longo da feira e foram selecionadas pelo júri da Fenearte para compor o evento, tendo como responsável técnica a professora Renata Caldas, vice-chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFPE. Esta é a primeira vez que a Universidade participa do evento com dois espaços.

A ação faz parte do projeto de extensão intitulado “Seleção de propostas para as praças de descanso da 23ª Fenearte”, coordenado pela professora Lívia Nóbrega (da área de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo/subárea Projeto de Interiores) e com a participação dos professores do DAU/UFPE Bruno Lima e Renata Caldas (área de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo/subárea Projeto de Interiores), Maria Luiza Freitas (área de Tectônica) e Pascal Machado (área de Maquete), além de Bruno Firmino (arquiteto e urbanista, copresidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Pernambuco – IAB/PE), como membro externo, e de Maria Hellena Leal, aluna do 10º período do curso, como monitora.

O projeto de extensão tem como público-alvo estudantes do 6º período em diante, semestre do curso no qual há grau de maturidade e interface entre disciplinas para o desafio de elaboração e execução das propostas. Tem como intuito orientar a elaboração das praças por meio de uma seleção interna que antecede a seleção da Fenearte. Além disso, o projeto possibilita o compartilhamento de experiências dos anos anteriores, uma vez que os professores da equipe de Projeto de Interiores participam desta ação há cerca de dez anos. O projeto permite ainda que todos os estudantes recebam certificado de participação pela elaboração das propostas, independente de serem selecionados pela Fenearte, ampliando a participação dos alunos no processo e estimulando, desde cedo, a prática de participação em concursos de projetos de Arquitetura.

Confira os nomes dos estudantes envolvidos em cada uma das praças de descanso da 23ª Fenearte:

Barro em Mutação: Carolina de Mesquita, Gabriela Dias, Lyvian Araújo, Marcela de Siqueira, Maria Christiane, Nicole Gama, Thayná Torres e Thiago Silva.

Memórias Moldadas: Ana Cecília Ventura, Artur de Barros, Danielle Quintino, Evelyn Cristine, Gustavo Lopes, José Pedro Alves, Juan Kleibe, Letícia Fraga, Maysa Costa e Yasmin Albuquerque.

Professora Lívia Nóbrega

livia.nobrega@ufpe.br