Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação da UFPE publica edital de seleção para o doutorado profissional

As inscrições estarão abertas de 25 a 31 deste mês e são exclusivas para servidores da Universidade

Estão abertas as inscrições para seleção da primeira turma de doutorado profissional em Ciência da Computação – específica para a UFPE – ano letivo 2022.2, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe).

A turma terá aulas no período diurno e faz parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da UFPE, que é promovido pela Progepe. Serão ofertadas dez vagas, exclusivamente para funcionários da Universidade, na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação.

Para Sérgio Soares, diretor em exercício do CIn, “é uma satisfação para o Centro de Informática atuar na capacitação e valorização dos servidores que atuam na gestão de Tecnologia da Informação da UFPE, muitos destes egressos do CIn. Este momento é ainda mais especial por ser a oferta da primeira turma do nosso programa de doutorado profissional”.

O CIn já tem uma forte tradição no programa acadêmico de mestrado e doutorado, o qual conta com nível 7 da Capes. No entanto, no programa profissional, até então, somente estava em funcionamento o mestrado profissional. Este curso atuará como instrumento para capacitação e valorização dos servidores da UFPE, bem como beneficiará toda a comunidade acadêmica através do desenvolvimento de projetos aplicados para a melhoria dos serviços de TI ofertados.

“Estamos muito confiantes no sucesso desta iniciativa e, em, breve teremos novos editais voltados não só para a UFPE, mas também para o público em geral. Esta seleção representa um marco para o CIn e para a UFPE como um todo, pois se trata da primeira turma de doutorado profissional em Ciência da Computação a ser ofertada, que teve a sua proposta submetida e aprovada na Capes durante a coordenação do professor José Augusto Suruagy”, comemora Alexandre Vasconcelos, coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho: “no PDP, trazemos a possibilidade de investir na educação formal e a parceria com o CIn trará a possibilidade de qualificação de alto nível para os técnicos que atuam na área de TI. Dialogar com o CIn é trazer para a pauta do desenvolvimento de pessoas a temática da tecnologia. Essa combinação de esforços significa um avanço nas parcerias desenvolvidas pela Escola de Formação de Servidores da UFPE, que começa a apresentar seus primeiros contornos. A promoção de um doutorado profissional dentro dessa temática impacta na consolidação de uma cultura de formação contínua para os servidores de um modo geral”.

A lista de temas e o edital podem ser consultados aqui e, de acordo com o edital, os interessados têm de 25 a 31 deste mês para se inscrever através do preenchimento de formulário eletrônico que será disponibilizado na página de inscrições do programa. Neste formulário, o candidato deverá informar seus dados pessoais e informações do currículo e fazer upload da documentação pessoal e comprobatória. A entrega da documentação só será aceita através do formulário.

A seleção será procedida pela Comissão de Seleção e Admissão e constará das seguintes etapas:

Inscrição - Preenchimento on-line e upload de documentos no Formulário Google - 25/07/2022 a 31/07/2022 (Até as 23h59 do dia 31/07/2022)

Etapa Única - Avaliação do Pré Projeto de Pesquisa e Avaliação do Curriculum Vitae - 01/08/2022 a 06/08/2022

Divulgação do Resultado da Etapa Única - 08/08/2022 (A partir das 17h)

Prazo Recursal da Etapa Única - 09/08/2022 a 10/08/2022 (Recurso deve ser solicitado através do e-mail secposprof@cin.ufpe.br até as 23h59 do dia 09/02/2022)

Resultado Final após Recurso - 12/08/2022 (A partir das 17h)

Matrícula - 15/08/2022 a 19/08//2022

Início das aulas - Conforme definido pelo programa, a ser divulgado após a matrícula

secpos-prof@cin.ufpe.br

Data da última modificação: 13/07/2022, 17:06