Notícias Notícias

Voltar

Portal de Dados Abertos da UFPE é tema de palestra no Open Data Day, no Recife

A palestra do servidor César Calafrioli, da STI, abriu o evento do Open Data Day

A Universidade Federal de Pernambuco realizou, no dia 2 deste mês, palestra sobre o Portal de Dados Abertos no Open Data Day Recife. O evento contou com a participação de estudantes, gestores, fundadores de startups e servidores públicos. A atividade, intitulada “Portal de dados abertos da UFPE”, foi apresentada pelo servidor César Calafrioli, da Diretoria de Governança e Gestão de TIC da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e gestor da equipe de dados abertos.

A palestra abriu o evento do Open Data Day. Calafrioli apresentou o portal e falou da sua importância perante a comunidade acadêmica e sociedade civil, além de abordar o conceito de dados abertos. Os participantes do evento fizeram perguntas e demonstraram interesse no uso do portal para diversas atividades, como realizar pesquisas.

O Open Data Day é um evento anual que visa debater e promover o uso e conscientização sobre dados abertos, sendo incentivado no país pela Open Knowledge Brasil (OKB ) e coordenado mundialmente pela Open Knowledge Foundation (OKF). O intuito da data é provar a relevância da abertura de dados e assim incentivar governos, empresas e a sociedade civil a disponibilizarem e consumir dados abertos em suas iniciativas.

No Recife, a edição de 2024 foi organizada pela PyLadies Recife, uma comunidade com foco em estimular mais mulheres a entrarem na área tecnológica, e ocorreu no auditório da Claro Regional, localizado no Derby.

Para saber mais sobre a Política de Dados Abertos da UFPE, acesse os links abaixo:
https://dados.ufpe.br/
https://www.ufpe.br/acesso-a-informacao/dados-abertos 

Data da última modificação: 14/03/2024, 14:31