Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFPE é aprovado pelo Conselho Universitário

Documento define normas e procedimentos de gestão dos resíduos gerados nas atividades administrativas, acadêmicas e de extensão

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dá mais um passo a favor da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) foi aprovado, na tarde de hoje (5), pelo Conselho Universitário (Consuni), em reunião remota. O documento busca promover a gestão apropriada dos resíduos sólidos gerados nos campi da UFPE, desde o descarte até a disposição final, estimulando a redução da geração, o tratamento, a reutilização e a reciclagem.

Elaborado por uma equipe interdisciplinar, composta por docentes, técnicos administrativos e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), o plano define normas e procedimentos de gestão dos resíduos gerados nas atividades administrativas, acadêmicas e de extensão. São exemplos os resíduos sólidos recicláveis, a biomassa residual, os resíduos químicos, os resíduos de serviço de saúde, as lâmpadas, os resíduos eletroeletrônicos, entre outros.

O PGRS apresenta a estrutura administrativa responsável por garantir a unidade das ações e a efetivação do plano, a Coordenação de Prevenção e Gestão de Resíduos e Efluentes (Coopere), que integra a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), vinculada à Sinfra-UFPE. O documento elenca os principais resíduos sólidos que serão gerenciados a partir do plano, caracterizando-os, indicando formas de manejo, armazenamento temporário, destinação final, além das metas para gestão apropriada. Diretrizes de educação ambiental e sensibilização para suporte ao PGRS também são estabelecidas.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos soma-se ao Plano de Gestão Logística Sustentável (PLS) da UFPE para atender à Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ele também se ajusta à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15 e 17.

Data da última modificação: 08/03/2021, 17:15