Pianista Jose Henrique Martins se apresenta na Série Música no Memorial da Medicina e Cultura

A Série Música no Memorial da Medicina e Cultura, projeto fruto de parceria entre a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e o Departamento de Música da UFPE, coordenado pelo professor Antônio Carlos Nigro, apresentará, no próximo domingo (11), o pianista José Henrique Martins, às 11h, na Sala Bandeira & Aguiar. A sala, no Memorial da Medicina e Cultura (Rua Amauri de Medeiros, 206 - Derby), conta com 90 lugares. A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos 30 minutos antes do espetáculo.

O pianista curitibano desenvolve intensa carreira artística no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Como camerista atuou com instrumentistas nacionais e internacionais, como trompetistas Nailson Simões (BR), Ayrton Benck (BR) e Charles Schlueter (EUA); violinistas Bartolomeij Nizziol (Polônia), Guillaume Tardif (Canadá) e Bernard Zinck (França/EUA); violoncelista Felipe Aquino (BR); violistas Timothy Deighton (Nova Zelândia/EUA) e Kate Hamilton (EUA); contrabaixista Milton Masciadri (Uruguai/EUA). Como solista, atuou sob a batuta de Gustavo de Paco de Gea, Elena Herrera, Marcos Arakaki, Lutero Rodrigues e Thiago Santos.

José Henrique tem sólida formação acadêmica e musical, tendo estudado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (graduação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (mestrado) e Boston University – EUA (doutorado), com os professores Henriqueta Garcez Duarte, José Alberto Kaplan, Cristina Capparelli, Anthony di Bonaventura e Maria Clodes Jaguaribe. O artista se dedica ao registro de peças para piano e música de câmera, tendo lançado os álbuns “Kaplan Obras Escolhidas” (1994) e “Obras para Piano (2003); “Trompete Solo Brasil” com Nailson Simões – primeiro CD registrando peças originais para trompete e piano de compositores brasileiros (selo Academia Brasileira de Música, 2001); “Música de Câmara de Eli-Eri Moura” (2005); Brassil Interpreta Compositores da Paraíba” (2008); Universal, trompa e piano com Radegundis Tavares (2009); Eli-Eri Moura – Música Instrumental (2010); José Siqueira – Música de Câmera (2010); Vibrare, em parceria com o trompetista Ayrton Benck (2015).

O pianista também participou de importantes festivais de música, como o Virtuosi (Recife), Festival Internacional de Música de Campina Grande, Encontro de Criatividade e Artes (Portugal), Encontro Internacional de Pianistas (Tatuí), Festivais Chopin/Schumann, Mendelssohn/Liszt, Debussy/Albeniz (Recife), CIVEBRA (Brasília), Encontro de Piano (Natal-RN e Maceió-AL) e Festivais Internacionais de Música de Câmera – UFPB (João Pessoa-PB).

Programa do recital

Parte I
J. Haydn (1732-1809) – Variações em fá menor, Hob. XVII:6

J. A. Kaplan (1935-2009) – Sonatina Breve para Piano