Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores do Voxar Labs são destaques no workshop LatinX in AI e simpósios SVR e SIBGRAPI da SBC

O grupo de pesquisa em Realidade Virtual Aumentada e Inteligência Espacial do CIn apresentou trabalhos e recebeu premiações

A equipe do Voxar Labs, grupo de pesquisa em Realidade Virtual e Aumentada e Inteligência Espacial do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi destaque durante os principais simpósios do Brasil em Realidade Virtual e Aumentada (SVR) e em Computação Gráfica e Visão Computacional (SIBGRAPI).

Os eventos, organizados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), aconteceram em outubro, quando pesquisadores do Voxar submeteram e apresentaram suas pesquisas na área, além de vivenciar a oportunidade de se conectar com outros participantes e de entender a maturidade da pesquisa nacional nas temáticas.

Durante o SVR, o Voxar recebeu o prêmio de Best Paper com o trabalho “Towards Transparent Markers” na trilha de Realidade Aumentada, além de apresentar outras oito publicações no SVR/SIBGRAPI.

Já durante o ICCV, um dos principais eventos de Visão Computacional do mundo, o pesquisador do Voxar Williams Costa recebeu o prêmio de melhor apresentação no Doctoral Consortium no LXAI-ICCV, workshop oficial da organização LatinX in AI (LXAI), conhecida como LatinX in Computer Vision (LXCV) do ICCV. Segundo Williams, a premiação destaca a importância da pesquisa realizada pelo grupo. “O consórcio doutoral foi uma oportunidade incrível para compartilhar e discutir o andamento da minha pesquisa com pesquisadores do mundo que ajudam a entender pontos que antes não estavam tão claros para nós. Este prêmio confirma que a nossa pesquisa está indo no caminho certo e que com certeza trará benefícios para a sociedade como um todo”, compartilha o pesquisador.

Criado em 2011 dentro do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, o Voxar Labs é um dos mais significativos laboratórios de pesquisa em realidade aumentada, detendo o maior número de publicações na área da América Latina. São quase 160 trabalhos publicados nos principais eventos científicos do mundo, como CVPRW, ICRA, WACV, Computers and Graphics, Expert Systems with Applications e outros.

Voxar também se destaca em premiações, sendo vencedor do maior prêmio de realidade aumentada do mundo: a competição de rastreamento do ISMAR, em 2015. O laboratório também foi campeão latino-americano de robótica, na LARC/CBR 2014, na categoria “Home”.

Data da última modificação: 23/11/2021, 12:09