Notícias Notícias

Voltar

Pesquisadores do HC lançam e-book gratuito “Manual do Sono”

Os principais problemas em adultos são a insônia, ronco, apneia do sono e síndrome das pernas inquietas

Estímulo do sistema imune e reparação tecidual, consolidação das memórias adquiridas, manutenção das funções neurocognitivas e regulação emocional são alguns dos inúmeros benefícios do sono já catalogados pela ciência. Essas e outras informações (como as sempre valiosas dicas para um sono saudável), estão no e-book gratuito “Manual do Sono – Um guia básico sobre sono, como dormir melhor e transtornos do sono”, elaborado pelo grupo de pesquisa em Cefaliatria e Sono do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFPE, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Acesse aqui o Manual do Sono. 

O sono é tão importante que tem até Dia Mundial, uma data móvel para celebrar e gerar a reflexão sobre a sua qualidade, em março. Neste ano, é celebrado hoje (19). “A privação crônica do sono leva ao sono de má qualidade e é fator de risco para várias doenças (cardiovasculares, cerebrovasculares, demências, autoimunes, síndrome metabólica e diabetes, transtornos do humor, envelhecimento precoce e neoplasias) e acidentes diurnos decorrentes da sonolência e desatenção, aumentando a morbidade e mortalidade, reduzindo qualidade de vida, performance familiar, social e profissional, além do aumento de busca e gastos com saúde”, explica a chefe do Serviço de Neurologia do HC e uma das coordenadoras do e-book, Clélia Franco.

O e-book é dividido em quatro partes explicadas de forma didática e direta: “Por que dormir?” (os benefícios), “Como dormimos?” (os processos cerebrais que controlam o sono), “Como dormir melhor?” (dicas para um bom sono); O que pode dar errado? (identificação dos principais transtornos).

E, por falar em transtornos, é importante saber identificá-los e buscar ajuda de um profissional. Os principais problemas em adultos são a insônia, ronco, apneia do sono e síndrome das pernas inquietas. Nos adultos jovens e adolescentes, os mais comuns são os distúrbios do ritmo do sono e apneia do sono; enquanto nas crianças, os mais prevalentes são também a apneia do sono e as parassonias não REM, como sonambulismo, terror noturno e solilóquio (o falar dormindo).

“Esses transtornos foram ampliados neste período de pandemia de Covid-19. Os estresses emocional, físico, familiar, profissional e social associados à pandemia geram estado ansioso e hiperalerta, que é um mecanismo precipitante e perpetuador da insônia”, completa a neurologista do HC, que integra a Academia Brasileira de Neurologia.

As dicas para uma noite boa de sono passam por uma rotina com horários regulares, prática de atividades físicas, alimentação leve e balanceada, adoção de um ritual de relaxamento, entre outros. Confira todas as dicas para dormir melhor aqui. 

Além de Clélia Franco, o e-book foi elaborado pelos pesquisadores Pedro Albuquerque, Victor Correia e Pedro Sampaio, e contou com a coordenação de Raimundo Nonato e Sandra Martinez.

Data da última modificação: 19/03/2021, 19:33