Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa sobre cognição e envelhecimento recruta voluntários

Podem participar homens e mulheres com idade a partir de 30 anos que residam na Região Metropolitana do Recife

A pesquisa “Navegação Espacial Alocêntrica em Indivíduos Neurologicamente Saudáveis: Um Estudo de Corte Transversal” seleciona voluntários, até o dia 19 de novembro. O estudo ajudará a desvendar alterações cognitivas associadas ao processo de envelhecimento e como elas podem influenciar a navegação espacial. A pesquisa é realizada pelo mestrando Jhonnatan Vasconcelos Pereira Santos, do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Posneuro) da UFPE, com coordenação/orientação da professora Paula Rejane Beserra Diniz (Posneuro/UFPE) e colaboração/coorientação do professor André dos Santos Costa (Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPE).

O objetivo geral é investigar se condições biossociodemográficas (exemplo: estado de saúde, sexo biológico ou idade cronológica) e neuropsicológicas (exemplo: prestar atenção, resolver problemas, aprender ou memorizar informações) podem influenciar as habilidades de navegação espacial (deslocar-se em ambientes para chegar aos locais desejados).

São critérios de inclusão no estudo: residir na Região Metropolitana do Recife; homens e mulheres com idade a partir de 30 anos. São critérios de exclusão: apresentar histórico, indícios ou diagnóstico clínico de enfermidades neuropsiquiátricas, doenças cerebrovasculares ou tumores encefálicos; apresentar diagnóstico clínico de enfermidades reumatológicas ou condições osteomioarticulares funcionalmente limitantes, que impossibilitem a realização dos procedimentos deste estudo (deambular/caminhar); comprometimentos visuais e/ou auditivos não corrigidos.

Os interessados devem agendar uma triagem pelo e-mail jhonnatanvasconcelos@gmail.com ou pelo telefone/Whatsapp (81) 99814.2169. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no Laboratório Avançado de Educação Física e Saúde do Hospital das Clínicas (Laefes/HC) da UFPE, Campus Recife, apenas com agendamento. Já as coletas com os voluntários selecionados serão organizadas em duas sessões (menos de duas horas de duração), separadas por menos de 15 dias.

Todos os voluntários receberão os resultados das avaliações realizadas (neuropsicológica, físicas e funcionais) juntamente com comentários, realizados por profissionais habilitados, sobre o respectivo desempenho. Também serão fornecidas dicas, recomendações ou orientações individualizadas para prática de atividades físicas para promoção da sua saúde.

De acordo com o interesse, os dados do perfil biossociodemográfico poderão ser inseridos no rastreio semestral para possível participação em atividades de extensão em saúde realizadas no Departamento de Educação Física da UFPE, após contato e convite.

Mais informações
Jhonnatan Vasconcelos Pereira Santos
(81) 99814.2169 (telefone e Whatsapp)

jhonnatanvasconcelos@gmail.com

Data da última modificação: 15/08/2018, 12:17