Notícias Notícias

Voltar

Pacientes do HC fazem passeio terapêutico ao Parque Estadual Dois Irmãos

Adolescentes com demandas relacionadas ao sofrimento psíquico e seus pais e responsáveis foram ao passeio com a equipe do projeto de extensão

Adolescentes com demandas relacionadas ao sofrimento psíquico acompanhados pelo Hospital das Clínicas (HC) da UFPE realizaram um passeio terapêutico ao Parque Estadual Dois Irmãos ontem (14). O passeio faz parte das atividades do Projeto de Extensão “Adolescentes e Saúde Mental: uma proposta de intervenção terapêutica ocupacional”, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, em parceria com o HC.

“As atividades de lazer facilitam a inclusão social e propiciam um fazer que considera as potencialidades e limitações de cada pessoa, independentemente de sua condição física e/ou mental. Como recurso, o passeio terapêutico oportuniza aos adolescentes e seus familiares o exercício da capacidade de escolha, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e independência. Eles demonstraram satisfação em conhecer o Parque, interagiram e fizeram questionamentos sobre os animais e seus hábitos”, explica a professora da UFPE e coordenadora do projeto, Marina Rosas.

O projeto tem como objetivo principal a assistência terapêutica ocupacional a adolescentes com demandas relacionadas ao sofrimento psíquico e integra pais e responsáveis. “Eles também são inseridos na proposta já que a relação terapêutica é aprimorada e potencializada com o apoio da família”, ressalta Marina Rosas.

O passeio foi a culminância das atividades que começaram em junho deste ano e contou com a participação dos adolescentes assistidos no projeto, dos seus pais e responsáveis e da equipe da extensão: a coordenadora do projeto, professora Marina Rosas; a terapeuta ocupacional do HC Débora Danielle Santos; duas residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (PRMIS) do HC e quatro discentes do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPE.

Data da última modificação: 15/12/2022, 14:37