Oscar Manoel Loureiro Malta recebe título de Professor Emérito da UFPE

Cerimônia ocorrerá no próximo dia 17, no Auditório Professor Ricardo Ferreira, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife

O docente Oscar Manoel Loureiro Malta recebe o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em sessão solene de outorga a ser realizada, no dia 17 deste mês, às 16h, no Auditório Professor Ricardo Ferreira, que fica no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife. Professor titular aposentado do Departamento de Química Fundamental da UFPE, Oscar Malta tem forte atuação e prestígio nas áreas de Química e Física, trajetória pela qual é homenageado com esse título honorífico.

Oscar Malta é graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Católica de Pernambuco (1976). Possui mestrado em Física pela UFPE (1977) e doutorado em D'etat Ès Sciences Physiques pela Université Pierre et Marie Curie/Université Paris VI (1981). É pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Na UFPE, realizou atividades em sala de aula, ensinando disciplinas de química geral, físico-química e química inorgânica; orientou teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica; e participou de grupos e comitês de pesquisa. Sua produção científica registra 223 artigos publicados em revistas indexadas, somando 12.200 citações, de acordo com o “Scholar Google”, com fator resultante H 57.

Já atuou como pesquisador visitante no Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS (Meudon, França); professor visitante nos Institutos de Química da Unesp (Araraquara), USP (São Paulo) e Universidade de Santander (Bucaramanga, Colômbia). Também foi professor convidado do Programa Europeu Erasmus Mundus na Universidade de Aveiro (Portugal) e professor visitante na Faculty of Chemistry of the University of Wroclaw (Polônia) e na National University of Singapore.

O professor também se destaca por sua produção intelectual, com participação em encontros científicos nacionais e internacionais e apresentação de dezenas de palestras. Foi coordenador executivo da Rede Nacional de Nanotecnologia Molecular e de Interfaces (Renami) e do INCT de Nanotecnologia para Marcadores Integrados INCT-Inami. Ressalte-se ainda sua atuação como membro do Comitê Assessor da Área de Química do CNPq, do Comitê assessor da Capes na Área de Química e do Comitê Assessor da Facepe (FAP-PE).

Registra-se também sua participação como membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC) e da Comissão do Memorial dos Notáveis Cientistas de Pernambuco. O docente também recebeu honrarias e homenagens, com destaque para o Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico, concedido pela Facepe, e a Medalha Paulo Duarte ao Mérito Científico, concedida pela ABQ-PE. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Wroclaw, na Polônia, em 2017. Foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Comendador, concedida pela Presidência da República, em 2018.

A concessão do título de Professor Emérito a Oscar Malta foi aprovada pelo Pleno do Departamento de Química Fundamental, pelo Conselho do CCEN e pelo Conselho Universitário da UFPE.

Data da última modificação: 15/07/2024, 11:14