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Núcleo Erer promove encontro com lideranças para dialogar sobre políticas de inclusão indígenas
Foram apresentadas as políticas e ações que a UFPE tem implementado e novas demandas foram apontadas
Foto: Anderson Lima
Reitor, pró-reitores e assessores com lideranças indígenas
Dialogar e construir um conjunto de pautas para as políticas voltadas às populações indígenas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi o objetivo da reunião realizada ontem (19), com o reitor Alfredo Gomes; a coordenadora do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer), professora Conceição Reis; e grupos, organizações e pessoas indígenas e pesquisadores indigenistas.
A reunião contou com 20 pessoas presentes, entre elas: o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar; a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro; professores e estudantes da UFPE, representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) e representantes da Associação Indígena em Contexto Urbano Karaxuwanassu (Assicuka).
Na ocasião, foram apresentadas as políticas e ações que a UFPE tem implementado e novas demandas foram apontadas, como a possibilidade de criação de um vestibular indígena específico para os demais cursos de graduação da Universidade. A Coordenação de Ingresso da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) tem estudado a possibilidade de ingresso diferenciado para determinados grupos como os indígenas.
Após ouvir e acolher as propostas, o reitor Alfredo Gomes apresentou os seguintes encaminhamentos: realização de um seminário para aprofundar a ideia de um vestibular específico e ampliação desse diálogo para o Consórcio Universitas de Pernambuco; lançamento de editais para projetos de pesquisa e extensão sobre as questões indígenas; e possibilidade de articulação para a inserção de um núcleo de extensão da UFPE em uma comunidade indígena.