Novo tomógrafo do HC vai garantir mais segurança aos mais de mil exames realizados mensalmente pelo serviço

Investimento do Rehuf foi de mais de R$ 3 milhões, incluindo equipamento, projeto e adequação da estrutura; inauguração será no próximo dia 31

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, dando continuidade aos avanços na área da saúde e do ensino no Sistema Único de Saúde (SUS), vai inaugurar na próxima quarta-feira (31), às 11h30, o novo tomógrafo da Unidade de Diagnóstico por Imagem, no 2° andar do prédio. O evento vai contar com a participação da diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Castro, do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e do superintendente do HC, Filipe Carrilho.

O investimento, com recurso do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), também gerido pela Ebserh, foi de mais de R$ 3 milhões, incluindo aparelho, projeto e adequação da estrutura. O aporte foi dividido da seguinte forma: Projetos de arquitetura e engenharia: R$ 27.258,90 (custeio); Adequações de infraestrutura física: R$ 903.727,47 (custeio); Tomógrafo computadorizado multislice de 64 canais/128 cortes: R$ 2.411.171,00 (capital). Com isso, o HC moderniza os serviços de diagnóstico e/ou tratamento, proporcionando maior segurança para os pacientes ambulatoriais e internados, além dos demais pacientes do estado de Pernambuco, atendidos via regulação com a Secretaria Estadual de Saúde.

O chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HC, Murilo Rodrigues, frisou que, atualmente, o serviço de tomografia realiza cerca de 1 mil a 1,2 mil exames por mês e com a substituição pelo novo aparelho, será garantida a perenidade desse número de atendimento, ficando menos sujeito a quebras e necessidade de manutenção periódica.

“Além de mantermos a assistência de excelência já realizada, as outras vantagens desse novo tomógrafo é toda a tecnologia que ele nos traz. É um equipamento moderno, que vai nos permitir ampliar o nosso campo de pesquisa, com uma melhor comunicação de imagem, assim como ampliar ainda mais os procedimentos guiados, a exemplo de biópsias guiadas por tomografia”, explicou Murilo. E complementou: “O novo equipamento conta com modernas interfaces, permitindo a coleta de dados para ensino, pesquisa e extensão. Só temos motivos para comemorar. Inclusive, tudo foi feito em tempo recorde de execução. Em cinco meses conseguimos substituir o tomógrafo e reformar toda a estrutura física, sem interromper a realização dos exames”.

COMBATE A INCÊNDIO - No mesmo dia, às 11h, haverá também a Assinatura da Ordem de Serviço do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI), que será realizada na sala da Superintendência. A obra terá recursos provenientes do Novo PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e de emenda parlamentar. O custo estimado é de: R$ 19.796.705,03, já tendo sido liberado um valor inicial de R$ 5.000.718,61, por meio de emenda parlamentar.

A obra contemplará a implantação do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico no Hospital das Clínicas da UFPE, em uma área de 65.428,58m², incluindo serviços de administração local da obra, demolições, arquitetura, instalações de prevenção e combate a incêndio, sistema de detecção de alarme e incêndio, instalações elétricas, instalações de automação e controle, remoção e colocação de forro, pintura, entre outros serviços. A obra será em todo o HC com prazo de execução de 36 meses.

Data da última modificação: 31/01/2024, 14:34