Notícias Notícias

Voltar

Nova subestação elétrica da STI garante maior disponibilidade para os serviços de TIC na UFPE

Incremento da capacidade de carga foi ainda mais necessário com a implantação de novos serviços de TIC durante a pandemia

O Centro de Processamento de Dados (Datacenter) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ligado à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), agora conta com uma subestação elétrica exclusiva. Isso significa uma maior capacidade de atender à crescente demanda do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que aumentou de forma exponencial na última década, ampliando a carga elétrica e térmica do centro de processamento. O incremento da capacidade de carga foi ainda mais necessário com a implantação de novos serviços de TIC durante a pandemia e a previsão de crescimento do datacenter.

A nova subestação foi projetada em parceria com a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e possui um sistema de redundância de entrada de energia, interligada com as duas principais centrais de fornecimento elétrico do Campus Recife. Ambas são comutadas de forma automática pela subestação da STI. Caso falte energia na primeira rede de fornecimento, a segunda entra em funcionamento automaticamente.

Além da nova subestação, existe todo um sistema para o fornecimento de energia através de um grupo de geradores e um conjunto de nobreaks com bancos de baterias, garantindo os serviços de TIC da instituição em caso de ausência elétrica significativa.

Outra importante realização foi a instalação de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), preservando o Datacenter da STI de eventuais descargas elétricas capazes de danificar o funcionamento de equipamentos e, consequentemente, a integridade dos serviços prestados pela superintendência à UFPE.

Data da última modificação: 14/05/2021, 15:20