Navio Escola Ciências do Mar IV inicia hoje seu primeiro embarque oficial

Estão a bordo quatro professores, 16 estudantes do Departamento de Oceanografia, uma oceanógrafa e dez tripulantes

O Navio Escola Ciências do Mar IV, gerido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para atender a atividades de ensino e pesquisa na área de Ciências do Mar na região Nordeste, saiu hoje (12) para seu primeiro embarque oficial. Estão a bordo quatro professores, 16 estudantes do Departamento de Oceanografia da Universidade, uma oceanógrafa e dez tripulantes, entre eles uma enfermeira. A campanha vai durar cinco dias, até sexta-feira (16), e serão realizados transectos (seções de uma faixa de terreno onde são registradas ocorrências de fenômenos a serem estudados) e estações de amostragem ao longo da costa de Pernambuco.

Equipe embarcou hoje (12) e retornará na próxima sexta-feira (16)

De acordo com o professor Antônio Vicente, a aquisição da embarcação surgiu da necessidade da padronização e acessibilidade de equipamentos a serem usados em uma infraestrutura física multiusuários flutuante e de fácil compartilhamento para treinamentos de alunos de cursos da graduação e pós-graduação e seu uso em diferentes projetos de pesquisa científica em execução. “Isso também vai permitir a elaboração de novos projetos voltados aos estudos de ciência, tecnologia, meio ambiente e inovação, proporcionando melhor eficiência operacional das atividades dos programas de pós-graduação e graduação envolvidos e otimização dos recursos alocados nos projetos de pesquisa”, explica ele.

A embarcação, que foi recebida em novembro de 2020, contribuirá com horas de embarque dos estudantes de graduação em Oceanografia, carga horária exigida para obtenção do diploma; possibilitará aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação participarem das aulas teóricas e práticas em campo/mar; dará segurança e estrutura física necessárias aos estudantes embarcados; e fornecerá informações aos estudantes para o desenvolvimento de monografias, dissertações e teses. O Ciências do Mar IV também poderá ser utilizado pelas universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de Ciências do Mar.

Saiba mais no vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação.

Data da última modificação: 12/09/2022, 15:37