Mês da Consciência Negra tem programação especial na TVU

Neste mês de novembro, séries, musicais, interprogramas e documentários celebram a cultura afro-brasileira

A TVU (canal 11.1) renova seu conteúdo, neste mês de novembro, dando maior visibilidade às identidades negras e quilombolas. Produções nos mais diversos formatos abordam temas como pertencimento, religiosidade, música e arte, contextualizando lutas históricas e histórias de vida em Pernambuco, no Brasil e no mundo. As estreias ocorrem ao longo do mês, iniciando com séries de interprogramas e concentrando, na semana que se inicia no dia 20, as produções de média e de longa duração.

Desde o dia 1º do mês, o canal 11.1 exibe uma nova série de interprogramas dedicados à “Consciência Negra”. Artistas, pesquisadores e produtores culturais expõem expectativas, vivências e tradições afro-brasileiras. A série conta com a participação de Gleydson Xambá, produtor cultural do Quilombo Nação Xambá; do professor José Nilton de Almeida, docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pesquisador na área de políticas públicas em educação, direitos humanos, estudos raciais e educação para as relações étnico-raciais; e também dos rappers Ed Black, Hooger MC, PH do Flow e MC Tezinho, participantes da Batalha da Escadaria. A Batalha foi declarada, em maio deste ano, Patrimônio Imaterial Cultural do Recife, como conta Luiz Carlos Férrer, fundador e organizador da peleja de rimas.

Outra série de interprogramas já em exibição na tela da TVU é “Pretas da História”, realizada pela Maat Produções com incentivo do Funcultura Audiovisual. Em dez episódios, a obra apresenta perfis de mulheres negras que foram ofuscadas e sublocadas pela história dita normativa. Mulheres negras como Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Tereza de Benguela, Rosa Egipcíaca e Páscoa Vieira. As trajetórias dessas mulheres revelam a força do universo feminino negro e a contribuição de cada uma para a riqueza da identidade brasileira.

Na semana que se inicia no dia 20, a programação será reforçada com muitas atrações, a começar pelo documentário “Babá Paulo Braz – Conexão Ifé”, que registra viagem ao berço sagrado do Iorubá, as cidades de Ilé-Ifé, Oyó e Oshogbo, na Nigéria. A viagem guiada pelo babalorixá pernambucano Paulo Braz Felipe da Costa, um dos mais importantes personagens da cultura Nagô no Brasil, ocorreu em 2013 e foi acompanhada pela equipe da TVU.

Também será possível acompanhar a série de filmes documentais “OuvidoChão – Identidades Quilombolas”, um aprofundamento de pesquisas teóricas e práticas sobre paisagens sonoras relacionadas a Lugares, Territorialidades e Identidades Espaciais em Territórios Negros. E ainda os curtas-metragens “Meu cabelo não é moda” e “Retrato sem retoques” e o especial musical “Coco dos Pretos - homenagem aos Pretos Velhos”.

Difundir a cultura negra e quilombola faz parte dos princípios de comunicação pública defendidos pela TVU. Além dos lançamentos do mês de novembro, boa parte das produções serão reapresentadas ao longo do ano. A nova série de interprogramas ficará disponível no YouTube da TVU  e no Instagram @tvurecife

A TVU está aberta à sociedade civil e ao recebimento de obras de coletivos, produtores independentes, estudantes, pesquisadores e quaisquer outras pessoas interessadas em contribuir com essa pauta. Basta acessar o site da emissora para saber mais como contribuir.

Data da última modificação: 08/11/2023, 17:47