Livro sobre a SBPC Pernambuco será pré-lançado no dia 9 deste mês

Entre os autores está o professor George Felix Cabral de Souza, do Departamento de História da UFPE

O livro “Memórias da SBPC Regional de Pernambuco” será pré-lançado, no dia 9 deste mês, das 14h às 17h, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que fica na Avenida Professor Luís Freire, 1, Cidade Universitária, no Recife. Na ocasião, haverá um diálogo com as organizadoras, as autoras e os autores da obra, entre os quais está um professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As organizadoras da obra são Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão (Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE) e Rosilene Dias Montenegro (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG). Já os autores são: George Felix Cabral de Souza (UFPE/professor do Departamento de História), Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão (UFRPE), Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira (UFRPE), Marília Regina Costa Castro Lyra (Instituto Federal de Pernambuco – IFPE), José Antonio Aleixo da Silva (UFRPE), Chiara Natércia França Araújo (UFRPE), Rosilene Dias Montenegro (UFCG) e Eric Bem Santos – (UFRPE/doutorando).

Prefácio do livro

Essa retrospectiva histórica da Secretaria Regional de Pernambuco, sob a forma de livro, tem muitos méritos. Primeiro, a análise do passado traz subsídios para refletir sobre a sua atuação no presente e prospectar para o futuro. Comemora os 75 anos da SBPC, mostrando a história de uma das secretarias regionais mais atuantes e mais antigas, como é o caso da SBPC PE, criada em 1951.

Também é muito salutar a diversidade de fontes consultadas. Além de entrevistas e depoimentos de vários secretários, e de artigos na imprensa local sobre as reuniões da SBPC lá ocorridas, as matérias e os artigos da revista Ciência & Cultura, fundada em 1949, constituíram material de consulta por meio do trabalho desenvolvido pelo nosso Centro de Memória Amelia Hamburger. Ver a utilização dessa fonte dá muita alegria à SBPC, que tanto se esforçou para criar esse setor. As imagens/fotos também refletem o trabalho desenvolvido pela secretaria, nesse caso, mostrando “as faces da ciência”, algumas delas não mais entre nós.

Finalmente, enfatizamos a importância da narração dos eventos dentro de determinados contextos sociopolíticos e educacionais, pois além de vermos questões mais gerais relacionadas ao pós-guerra, à ditadura e à democracia, também se constata a importância de movimentos sociais, como o Congresso de Camponeses. E a evolução das universidades e dos programas de pós-graduação de Pernambuco, além da criação da Fundação de Apoio à Ciência de Pernambuco (Facepe). Sabe-se que a trajetória da SBPC PE, das universidades e das instituições de apoio à ciência caminha lado a lado com a construção da sociedade.

Os depoimentos dos ex-secretários regionais contam detalhes dessa história. As reuniões anuais ocorridas em Pernambuco em 1955, 1974, 1993, 2003, 2013 e a reunião regional em 2010 apontam a importância de Pernambuco na luta pelo desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país. Na primeira reunião anual lá realizada, em 1955, na antiga Universidade do Recife que depois se transformou na Universidade Federal de Pernambuco, houve uma conferência de Anísio Teixeira, que foi presidente da SBPC em duas gestões (1955-1957, 1958-1959) e também de Mário Schemberg, grande físico. A reunião anual de 1974, já no período da redemocratização, contou com a ilustre presença de Celso Furtado.

Outra constatação relevante do livro se refere às áreas de conhecimento, instituições e gênero dos secretários regionais. As áreas predominantes são Saúde, Engenharias e Física. A UFPE e a UFRPE predominam enquanto instituições dos secretários regionais, como também o gênero masculino, uma distribuição talvez compreensível em tempos passados, mas que deve mudar no futuro, dada a imperiosa necessidade de ampla diversidade, para promovermos avanços em todas as frentes.

maria.aleitao@ufrpe.br

Data da última modificação: 01/11/2023, 16:08