Livro da professora Lêda Sellaro integra Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Lêda é docente aposentada do Centro de Educação (CE) da UFPE e foi vice-diretora do CE

Com informações do Portal Cultura.PE, da Cepe e da ONU

O livro “Uma festa na floresta”, da pernambucana Lêda Sellaro, publicado em 2018 pela Cepe Editora, é um dos livros brasileiros selecionados para integrar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Lêda é professora aposentada do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e foi vice-diretora do CE.

A escolha foi feita por leitores votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, atuando em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, entre mais de 1,1 mil títulos inscritos do Brasil e de Portugal, ficando entre os 175 livros brasileiros. É a primeira vez que livros em português farão parte da seleção, que anteriormente se restringia às seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, francês, russo e espanhol.

“Uma festa na floresta” cumpre os objetivos na categoria “Vida na Terra”. Seguindo uma dinâmica que vem sendo adotada em vários países, os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU para serem alcançados até 2030, em diversas áreas, passam a ser divulgados em livros para crianças e jovens. As obras escolhidas serão publicadas no site da ONU ainda este mês.

O Clube de Leitura ODS usa os livros para incentivar crianças entre 6 e 12 anos em várias partes do mundo a se envolver com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A iniciativa promove o conhecimento sobre os ODS e envolve editores, livrarias, escolas e pais. É também uma oportunidade de fazer com que os livros se tornem referências bibliográficas em escolas públicas e particulares.

AUTORA - Mestra em Educação e doutora em História pela UFPE, Lêda Sellaro recebeu o Prêmio Amaro Quintas (2009 e 2011), da Academia Pernambucana de Letras, com livros sobre educação. É membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). Já publicou vários livros infantis, como “Confabulando em cordel (2014)”, também pela Cepe Editora.

Data da última modificação: 05/07/2021, 17:36