Liga de Infectologia do HC promove ações virtuais na Semana de Prevenção e Combate à Tuberculose

Haverá postagens diárias com informações sobre a doença, tratamento, depoimentos, diferenças entre os sintomas da Covid-19 e tuberculose

A Liga de Infectologia de Pernambuco do Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participa da Campanha Mundial de Combate à Tuberculose 2021. O grupo vai realizar, de segunda (22) a sexta-feira (26), uma série de atividades virtuais no perfil da Liga no Instagram (@linfepeufpe), relacionadas à doença, que tem o 24 de março como Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A ação é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Na programação, haverá postagens diárias com informações sobre a história da doença, tratamento, depoimento de quem já teve a enfermidade, diferenças entre os sintomas da Covid-19 e tuberculose. Tudo de uma maneira didática e objetiva. Na sexta-feira (26), às 18h30, encerrando a campanha, haverá a live “Tuberculose em Pernambuco: a perpetuação de uma Doença Secular”, com a convidada Cândida Ribeiro, coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose em Pernambuco, e mediação de Rafael Andrade, estudante de Medicina e coordenador de Comunicação da Liga.

Apesar de ser uma doença milenar, a tuberculose persiste como um grave problema de saúde pública, afetando, principalmente, a população em situação de pobreza, sendo ainda influenciada por fatores biológicos como desnutrição, infecção por HIV e outras doenças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, são contabilizados, no mundo, mais de 10 milhões de casos da doença e cerca de 1,4 milhão de óbitos. Em 2020, o estado de Pernambuco notificou 4.560 casos da doença e 266 óbitos.

“É extremamente importante colocarmos o assunto em destaque. A tuberculose é uma doença secular, que tem vacina, a BCG, e tratamento, mas mesmo assim ela ainda existe e leva à mortalidade. Nunca é demais divulgar informações sobre ela, ajudando as pessoas a compreenderem a sua gravidade e a importância de procurarem atendimento, que é oferecido pelo SUS”, disse o presidente da Liga de Infectologia de Pernambuco do HC, Júlio Alves, aluno do 6º período de Medicina da UFPE.

A Linfepe UFPE é um projeto de extensão universitária, formado por estudantes de Medicina da UFPE e coordenado pelo professor da instituição e chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC, Paulo Sérgio Ramos.

Data da última modificação: 19/03/2021, 15:42