Lançamento do livro “Festa dos Camarões no Manguezal” será realizado no dia 27 deste mês

A obra tem a finalidade de abordar sobre os prejuízos causados pelo descarte indevido de materiais plásticos

Por Raiane Andrade

O lançamento do livro “Festa dos Camarões no Manguezal” será realizado no dia 27 deste mês, às 14h, no Niate do Centro de Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. A obra, publicada pela Editora UFPE, tem a finalidade de abordar sobre as consequências provenientes do descarte impróprio de materiais plásticos, e os danos que essa atitude pode causar para as espécies e o meio ambiente. Os autores são Aline dos Santos Rios, Jesser Fidelis de Souza Filho e Alexandre Oliveira de Almeida.

O livro paradidático é resultante da tese de doutorado de Aline Rios, em andamento. A pesquisadora estuda sobre camarão-de-estalo. Em suas pesquisas científicas, aborda acerca da alimentação do animal. De acordo com Aline, ao analisar alguns estômagos de camarões, foi possível verificar que havia microplástico dentro deles.

Com relação às espécies de camarões, o Alpheus estuariensis e o Salmoneus Carvachoi dividem a mesma toca e são encontrados no sedimento lamoso do manguezal. Como Salmoneus é uma espécie muito pequena, aproveita a toca escavada pelo camarão Alpheus. De outra parte, pode-se observar que, comumente, pescadores pisoteiam a lama do manguezal em busca dos Alpheus para utilizá-los como isca na pesca, o que pode prejudicar a população desse tipo de camarão. No entanto, outro problema ainda maior é observado nesse ambiente: a poluição. Nesse sentido, constata-se a presença de microplásticos.

A narrativa é construída de forma lúdica. Conforme aponta a escritora, o livro contém desenhos, histórias, além de partes engraçadas para descontrair um pouco. Ao final da obra, é citada a importância dos três Rs (erres): Repensar, Reciclar e Reutilizar, no que concerne ao material plástico. Isso com o intuito de aplicar medidas voltadas para a sustentabilidade.

Quanto aos autores, Aline Rios é engenheira de pesca pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mestra em Biodiversidade e Conservação, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por sua vez, o professor Jesser Fidelis é curador do Museu de Oceanografia e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, além de coordenar o Laboratório de Carcinologia (LabCarcino) da UFPE. Já o professor Alexandre Oliveira de Almeida, do Departamento de Zoologia do Centro de Ciências Biológicas da UFPE, é coordenador do Laboratório de Biologia de Crustáceos (LBC).

Na ocasião, haverá a leitura do livro paradidático e a exposição dos Projetos de Extensão do professor Mauro Melo (UFRPE) e do EducaOcean (UFPE). Dessa maneira, informações sobre o ecossistema manguezal e os microplásticos poderão ser repassadas de maneira didática. Além disso, no local, será realizada a venda dos livros com o autógrafo da autora.

SINOPSE – O livro apresenta, de forma lúdica, uma abordagem crítica ao consumo e descarte incorreto de produtos plásticos, perigosos ao meio ambiente, especificamente aos camarões que habitam os manguezais da região do Capibaribe, em Recife/PE. O livro é rico em detalhes e traz muitos desenhos e fotos dos animais e do ambiente, podendo ser utilizado por professores em sala de aula, por pesquisadores e pelos pequenos leitores, que poderão, inclusive, criar sua própria história.

Data da última modificação: 13/04/2023, 16:01