Laberer convida educadores para compor ocupação pedagógica sobre a autoria negra na construção do conhecimento

Atividade faz parte do projeto de extensão “Memória e Presença Viva de Autorias Negras”

Professores da Educação Básica e Superior, educadores sociais, arte-educadores e estudantes de Pedagogia e das diversas licenciaturas podem apresentar propostas de Sequências Didáticas para compor a ocupação pedagógica que fará parte da exposição “Autoria Negra na Construção do Conhecimento”, realizada pelo Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como parte do projeto de extensão “Memória e Presença Viva de Autorias Negras”.

A inscrição on-line deve ser feita até 20 de julho. Os objetivos do edital são: estimular a pesquisa e reflexão sobre vida e obra das autorias que compõem a exposição; contribuir com a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; incentivar a criação de material didático-pedagógico sobre as personalidades negras que compõem a exposição; e promover, ampliar e disseminar o acervo da exposição.

Os materiais selecionados irão integrar o educativo da exposição através de uma publicação virtual denominada Ocupação Pedagógica Autorias Negras na Construção do Conhecimento, tornando-se referência para docentes e escolas de todo o Brasil. Cada proponente deverá produzir uma Sequência Didática a partir da vida e obra dos intelectuais e/ou telas que compõem a exposição podendo, inclusive, contemplar mais de um autor. Saiba mais no edital.

“O convite para elaborar sequências didáticas nos coloca diante do exercício da interdisciplinaridade, contribuindo para a desconstrução do racismo acadêmico que silencia as diversas formas de produção das populações negras e indígenas”, explicam os organizadores. A educação das relações étnico-raciais (Laberer UFPE) tem como objetivo divulgar e construir conhecimentos, colaborando com a transformação de atitudes, posturas e valores que reeduquem os cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial.

Projeto de extensão “Memória e Presença Viva de Autorias Negras”

projetoautoriasnegras@gmail.com

Data da última modificação: 22/06/2021, 16:56