Notícias Notícias

Voltar

Janeiro Branco é celebrado no HC

Houve distribuição de cartilha sobre saúde mental entre usuários e profissionais do HC

Conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental em busca de mais qualidade de vida. Essa foi a proposta das ações da campanha Janeiro Branco realizadas no Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Durante a manhã de hoje (26), a equipe de Psicologia do HC, em parceria com o projeto de extensão HumanizaREM e com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, ambos do HC, fizeram uma mobilização com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida” que contou com orientações, distribuição de cartilha, laços e exibição de vídeos nas Portarias 1 e 4, a fim de alertar os profissionais e pacientes sobre a importância de cuidar da saúde da mente.

A cartilha distribuída na ação traz informações úteis, como a definição do que é saúde mental; como a pandemia impactou a saúde mental e quais foram os principais grupos afetados; quando procurar ajuda de um especialista e onde achar um profissional de saúde mental pelo SUS, além de dicas para um bem-estar físico e emocional.

“Nosso hospital vem abraçando a campanha Janeiro Branco desde 2016 com a promoção e a realização de atividades. Buscamos sensibilizar os colaboradores, que são peças fundamentais do nosso hospital, para que eles possam ter esse olhar sobre a sua saúde mental. Muitas vezes nos preocupamos muito com a nossa saúde física e esquecemos do emocional que é tão importante para o nosso bem-estar”, disse a médica do trabalho do HC Gerluci Soares. Ela acrescentou que cuidar da saúde mental é uma forma de prevenir distúrbios mentais, tais como depressão e transtornos de ansiedade.

O técnico de Enfermagem Roberto Antônio do Nascimento, que atua no Bloco Cirúrgico, foi abordado durante a ação, recebendo a cartilha e as orientações. Ele aprovou a iniciativa e ressaltou a importância de trabalhar o tema. “Esta campanha é muito importante e fico feliz que tenha sido pensada também com foco na gente, ou seja, nos profissionais. Nós também adoecemos e temos os nossos medos e precisamos de cuidados, a fim de garantir a melhor assistência ao paciente”, disse.

CAMPANHA NACIONAL – O Janeiro Branco é uma campanha nacional, criada em 2014, cujo objetivo é chamar a atenção para os cuidados com a saúde mental. Isso significa buscar o autoconhecimento, prevenir doenças e criar estratégias de como lidar com o estresse.

A realização da campanha no primeiro mês do ano se dá, em especial por, culturalmente, janeiro inspirar novas possibilidades de pensar, agir e sentir. No entanto, a saúde mental deve ter prioridade na vida das pessoas durante todo o ano, em suas práticas cotidianas, relações consigo e com a comunidade.

Data da última modificação: 26/01/2022, 16:22