iLika UFPE e Hebron Farma assinam acordo de cooperação técnico-científica para produção de cosméticos

Pesquisadores e alunos do doutorado e do pós-doutorado estão envolvidos no projeto

O Instituto Lika (iLika) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a empresa Hebron Farma firmaram mais um acordo de cooperação técnico-científica, desta vez para a produção de cosméticos. O contrato foi assinado ontem (11), pelo reitor Alfredo Gomes; pelo presidente da Hebron Farma, Josemar Henrique Júnior; e pela secretária-executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade), Maira Galdino da Rocha Pitta.

Fotos: Eugênia Bezerra

Parceria foi formalizada em reunião no Gabinete do Reitor

“O iLika já tem mais de 30 anos de atuação, trabalhamos tanto no desenvolvimento como na melhoria de alguns fármacos. A nova parceria que estamos formalizando hoje com a Hebron é relacionada a um projeto específico, para produção de cosméticos, e conta com a participação da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE)”, explicou o professor José Luiz de Lima Filho, diretor científico do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami, que há cerca de um ano foi transformado em instituto iLika.

Titular do Departamento de Bioquímica da UFPE, ele completou: “Temos pesquisadores e alunos do doutorado e do pós-doutorado envolvidos no projeto. Esse tipo de experiência é muito boa porque os estudantes têm a experiência aplicada. E eu costumo lembrar das chances de contratação que podem surgir para estes alunos”.

Mais dois integrantes do iLika participaram da reunião, que formalizou o acordo de cooperação técnico-científica com a Hebron Farma: Daniel Lago (escritório de projetos) e Thayza Wanessa (coordenadora executiva). A UFRPE foi representada pelo professor Pabyton Cadena, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal.

O reitor Alfredo Gomes destacou o papel que as parcerias têm para o fortalecimento dos institutos que estão sendo criados na UFPE. “Com elas, podemos estimular a pesquisa e a elaboração de produtos. A entrada de recursos contribui para a oferta de bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado. Com esses projetos, incentivamos o ensino, a pesquisa e a inovação”, avaliou.

Trajetória da empresa é marcada por parcerias com várias universidades

“A Hebron nasceu da pesquisa e, desde o início, a empresa busca fazer parcerias com universidades. As universidades públicas brasileiras têm excelentes pesquisas e, por meio das parcerias, o setor privado pode levar os produtos para o mercado”, comentou o presidente da Hebron Farma, Josemar Henrique Júnior, que esteve acompanhado pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Avaniel Marinho.

“Hoje temos algumas iniciativas pelo Brasil e em outros países. A UFPE tem centros de excelência, com pesquisadores com excelência. Por isso, estamos muito felizes com essa parceria, além de uma questão de proximidade, pois a Hebron foi fundada em Caruaru”, destacou Josemar.

A trajetória da empresa começou com a fundação, em 1990, do Laboratório Farmacêutico Hebron pelo empresário pernambucano Josimar Henrique da Silva. A fabricante de medicamentos trabalha em parceria com instituições como as universidades federais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo; com as universidades estaduais de Pernambuco (UPE), Campinas (Unicamp) e São Paulo (USP); com a University of Vermont (EUA), com a Albany Medical College (EUA) e com a Universidad de León (Espanha).

Data da última modificação: 12/04/2023, 15:22