I-Litpeg recebe inscrições para o Prêmio Valdinete Lins de Divulgação Científica até o dia 4 de março

A premiação é voltada às pesquisadoras do instituto, novatas ou com trabalhos finalizados há, no máximo, um ano da realização da inscrição

O Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE está com inscrições abertas para o Prêmio Valdinete Lins de Divulgação Científica 2024 até o dia 4 de março. A premiação é voltada a pesquisadoras sob orientação de docentes do instituto, que desejam divulgar os trabalhos desenvolvidos no I-Litpeg, além de procurar incentivar a participação feminina na ciência e pesquisa.

A divulgação dos vídeos pré-selecionados e o início da votação popular será no dia 7 de março. O resultado da votação e anúncio da vencedora serão divulgados no dia 15 do mesmo mês durante a solenidade de cinco anos de aniversário do I-Litpeg.

O Prêmio de Divulgação Científica é uma homenagem feita à professora Valdinete Lins (1942-2021) a qual era reconhecida por sua energia, determinação, entusiasmo e dedicação, que serviram de exemplo aos colegas e motivaram muitos jovens estudantes a seguirem a carreira científica. Valdinete Lins foi professora titular do Departamento de Engenharia Química e atuava de forma incansável nos Programas de Pós-Graduação em Química e em Engenharia Química da UFPE.

As inscrições são direcionadas a estudantes de graduação e pós-graduação que passaram por orientações de professores do I-Litpeg e estão com trabalhos em andamento ou finalizados há, no máximo, um ano da realização da inscrição. Discentes que já foram premiadas não poderão concorrer novamente. Não há impedimento para inscrição de vários trabalhos por orientador.

INSCRIÇÃO - Para efetuar a inscrição, a interessada deverá preencher um formulário e incluir com um vídeo de apresentação do trabalho - o acesso deve ser feito com o domínio oficial da UFPE.

Os vídeos recebidos serão pré-selecionados e avaliados pela bancada do prêmio. Nele, a candidata deve, em até três minutos, apresentar o trabalho ao público da sociedade em geral, elencando, de modo fácil e acessível, os impactos e os resultados obtidos. Esses critérios, tais quais coesão e clareza nas informações, serão levados em consideração durante a avaliação durante a pré-seleção. A vencedora será escolhida através de uma votação online aberta ao público em geral.

Professora Glória Maria Vinhas

gloria.vinhas@ufpe.br