Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas realiza mesa-redonda em celebração ao Dia do Intensivista

O evento teve como marca a multiprofissionalidade dos palestrantes

O Dia do Intensivista, comemorado ontem (10), foi celebrado no Hospital das Clínicas da UFPE com a realização da mesa-redonda “Controle Glicêmico e suas Repercussões no Paciente Crítico: Uma Visão Multiprofissional”. O evento destinado aos profissionais e residentes aconteceu de forma presencial no Anfiteatro 1 do hospital e foi promovido pela equipe multiprofissional da UTI Geral do HC, que é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A importância desse evento se dá pela divulgação da nossa especialidade, que ainda é muito pouco reconhecida, embora esteja crescendo, e pela integração dos próprios profissionais da unidade em comemoração ao Dia do Intensivista. Uma integração não só no trabalho, mas também fora desse ambiente, onde fazemos a parte de estudo com esclarecimentos técnicos (mesa-redonda) e, ao mesmo tempo, a sociabilização”, disse a chefe da UTI Geral do HC, Michele Godoy.

O evento foi iniciado com uma palestra ministrada pela endocrinologista da UTI Patrícia Gadelha, que falou sobre ‘hiperglicemia intra-hospitalar”. A palestrante informou que metade dos indivíduos descobrem a diabetes durante a internação, mas também ressaltou a importância da visão profissional no manejo da doença e do paciente crítico.

“Essa mesa-redonda da Unidade de Terapia Intensiva, que está abordando a terapia multiprofissional, é muito importante porque eu sou médica endocrinologista e faço a minha parte de prescrição de insulina, mas precisamos de todos os aspectos de nutrição, enfermagem e técnico de enfermagem que vão estar mais à beira leito para estar atento a todos os episódios de hipoglicemia ou se a prescrição está sendo adequadamente cumprida. Então só funciona se estiver toda a equipe trabalhando junta, não adianta ter apenas um membro que domine todo o assunto teórico”, informou Patrícia.

A técnica de enfermagem da UTI Geral Roseli Pereira de Lima foi uma das espectadoras da mesa-redonda. Ela, por sua vez, relatou como o evento contribuiu para o seu crescimento profissional. “Essa é a terceira vez que o evento do intensivista é realizado, e é muito importante porque tudo que é abordado nos traz um aprendizado que ajuda a melhorar a assistência prestada aos nossos pacientes no dia a dia da UTI”, explicou.

A mesa-redonda ainda contou com palestras dos demais profissionais da UTI Adulto do HC: Ana Fontes (fonoaudióloga), Renata Pereira (preceptora da Residência de Nutrição), Bruno Bezerra (técnico de Enfermagem), Izabel Brito (enfermeira), Jamaica Guimarães (fisioterapeuta) e Janny Pereira (preceptora da Residência da UTI). Além disso, houve dinâmica de integração e práticas integrativas para todos os participantes.

PANFLETAGEM - Antes da mesa-redonda, houve uma panfletagem com material informativo sobre o Núcleo de Cuidados Pós-Intensivos do HC, na Portaria 1. “A intenção é divulgar para a nossa comunidade a manutenção do trabalho do Núcleo que após o término da fase de atendimento específica do pós-covid, passou por reformulação e agora atende pacientes após internamento clínico-cirúrgico da UTI geral”, explica a coordenadora do Núcleo e médica intensivista, Renata Beltrão. 

Data da última modificação: 11/11/2022, 14:23