HC inicia licitação das duas primeiras obras estruturantes do PAC

Serviços vão ampliar e melhorar a assistência à população e qualificar a infraestrutura do hospital universitário

Duas das cinco obras estruturantes do Hospital das Clínicas da UFPE previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal já estão em fase de licitação: o Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP) e a reestruturação (retrofit) das instalações elétricas de média e baixa tensão, orçadas em R$ 37 milhões. O investimento total no HC será de R$ 52 milhões e incluirá a modernização e ampliação do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e criação da UTI Pediátrica, além da recuperação da fachada do prédio. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Para o superintendente do HC, Filipe Carrilho, as obras preparam o HC para o futuro. “A ampliação do Centro Cirúrgico e das UTIs aumentará a capacidade de atendimento e por consequência reduzirá a espera dos pacientes melhorando a qualidade de cuidados. Teremos um ambiente mais avançado e moderno para a formação dos novos profissionais da área de saúde beneficiando o ensino, a pesquisa e a inovação. E quanto às outras obras, elas deixarão o hospital mais seguro prevenindo situações de emergência”, explica o gestor.

Os projetos do HC no PAC preveem a criação de uma UTI pediátrica com dez leitos, o que ampliará e reforçará a rede estadual na assistência às crianças. A UTI Geral será ampliada de 15 para 30 leitos, sendo dez para a clínica, dez para a cardiológica e dez para a cirúrgica. Pela nova estruturação, o Centro Cirúrgico terá a integração do Centro Cirúrgico Ambulatorial, facilitando a logística interna, com a ampliação para 15 salas cirúrgicas, computando os dois setores.

“Essa é a estreia da Ebserh no PAC e é uma entrada estratégica e natural por ela ter a maior operação pública de hospitais de ensino do Sul global. E claro pelo gigantismo do Hospital das Clínicas da UFPE faz com que a sua participação seja relevante com a recuperação da sua infraestrutura, mas também pela possibilidade de pensar estrategicamente o hospital para os próximos 20 anos. O HC é questão de soberania sanitária para o Brasil, para o Nordeste, para Pernambuco e para o Recife”, destaca o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, em visita recente ao HC.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, ressalta a importância dos investimentos para a melhoria do HC. “Há uma previsibilidade de investimento por meio da articulação da presidência e vice-presidência da Ebserh para que os Hospitais Universitários Federais, como o HC, tenham a capacidade de planejar e retomar os investimentos. Essa é uma notícia incrível”, comemora o reitor.

Data da última modificação: 31/10/2023, 16:27