Giro Nordeste discute câncer de mama hoje (20)

“O câncer é uma célula que desaprendeu a morrer”, explica a oncologista Clarissa Mathias no programa que vai ao ar às 20h na TVU (canal 11.1)

Para falar sobre o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, o Giro Nordeste recebe, hoje (20), a oncologista baiana Clarissa Mathias, primeira brasileira a participar do time global da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology - Asco). Estão entre os tópicos abordados, medidas de prevenção, casos de câncer de mama entre os homens e o avanço do tabagismo nas novas gerações, que é um dos fatores de risco no diagnóstico de câncer. Veiculada pela TVU (canal 11.1), a produção semanal vai ao ar às 20h toda sexta-feira.

Médica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Clarissa Mathias também é integrante do Comitê de Mulheres para Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – Esmo). Na entrevista, quando questionada sobre a incidência de câncer de mama entre o público masculino, ela sinaliza alguns indícios. “Se o homem notar um nódulo, notar qualquer alteração, uma secreção saindo do mamilo, uma inversão de mamilo, ele precisa ser avaliado por um mastologista”, destaca.

No início da conversa, a profissional explica a atuação do câncer no corpo. “Na verdade, o câncer é uma célula que desaprendeu a morrer. Todas as nossas células são programadas pra nascerem, crescerem, se reproduzirem, algumas se reproduzem e outras não, e depois elas morrem. E a célula cancerígena perdeu essa capacidade”. Clarissa Mathias continua: “E por isso que elas crescem, formam tumores, invadem, vão pra outros locais, etc. Nosso corpo a todo momento está fazendo células que podem ter defeitos e que podem escapar desse sistema de qualidade. Eu sempre menciono que é como se fosse uma fábrica de caixinhas brancas e de repente surge uma caixinha amarela, que é essa célula cancerígena”.

Já quando indagada sobre o que fazer para se prevenir contra o câncer, a oncologista esclarece que “se você é uma pessoa que se alimenta bem, não come um monte de porcaria; se você faz exercício, que mantém seu sistema imunológico funcionando melhor; se você não fuma, porque quando você fuma você enfraquece seu sistema imunológico; se você não bebe em excesso; se você mantém um peso ideal, tudo isso faz com que o seu sistema imunológico funcione melhor”.

Mas a pesquisadora não descarta outros fatores que podem influenciar no diagnóstico: “Existem também determinantes genéticos e existem determinantes do acaso. Realmente a população está envelhecendo, as pessoas tendem a algum momento a desenvolver algum tipo de câncer, mas através de medidas que a gente chama de prevenção primária e secundária, a gente consegue reduzir os riscos, pelo menos os riscos controláveis”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 20/10/2023, 14:56