Giro Nordeste detalha hoje (27) conflito entre Israel e Palestina

“As pessoas estão querendo buscar uma espécie de grande mito de origem que justifique as agressões de um lado ou de outro”, afirma o historiador Fernando Pureza

Na entrevista de hoje (27), no Giro Nordeste, exibido pela TVU (canal 11.1) às 20h, o convidado é o professor de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Fernando Pureza. O pesquisador faz um apanhado acerca do conflito entre Israel e Palestina, que teve início no dia 7 deste mês com o ataque sem precedentes do grupo Hamas a Israel. Nesta edição, Pureza também analisa o episódio chamado de Nakba pelos palestinos, que foi a retirada forçada de mais de 700 mil pessoas de suas terras originárias em 1948. O programa vai ao ar sempre às sextas-feiras, às 20h.

Com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e autor do livro “História da Ásia”, recém-publicado pela Editora Contexto, Fernando explica, durante a entrevista, que, no território onde hoje se encontram palestinos e judeus, “até 1920, havia árabes, judeus, cristãos e muçulmanos”.

O professor ainda complementa: “Antes das grandes migrações judaicas, do final do século XIX e início do século XX, aquela era uma região majoritariamente ocupada por árabes. Antes dos árabes, estavam os romanos, egípcios, gregos, enfim os mais diversos povos e, no final, se a gente for buscar lá nas origens do texto do Antigo Testamento, da Torá, a gente vai encontrar os chamados povos semíticos, de diferentes grupos religiosos”.

Para o pesquisador, o Hamas “é sem dúvida um grupo de métodos terroristas, um grupo fundamentalista, religioso, mas hoje em Gaza [Faixa de Gaza] eles não só têm o reconhecimento de boa parte, senão da maioria da população, como também é o único grupo que empreende resistência armada e, às vezes, desobediência civil contra o Estado de Israel”.

Sobre a exposição excessiva da violência nesse conflito via redes sociais, Pureza diz que “mesmo trabalhando com esse tema, sabendo da importância, tentando acompanhar as notícias com muita voracidade, entendo que existe um limite e que eu acho que a ‘economia da atenção’ que os algoritmos trabalham é ilimitada, e me apavora profundamente”. Ele revela que colocou alguns filtros no seu navegador de internet para evitar fotos e imagens gráficas.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia, em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 27/10/2023, 13:41