Notícias Notícias

Voltar

Festival Jane's Walk Recife 2023 ocorre no primeiro final de semana de maio na UFPE

O evento em Recife é organizado desde 2016 pela professora Lívia Nóbrega, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

O Festival Jane's Walk Recife 2023, cujo tema deste ano é “Campus para Pessoas: patrimônio moderno, desafios contemporâneos” acontece, nos dias 2 e 5 de maio, no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento em Recife é organizado desde 2016 pela professora Lívia Nóbrega, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (LA2/UFPE). O LA2/UFPE e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE também participam da organização do festival.

O Jane's Walk é um movimento global, criado em 2006, em Toronto/Canadá, com o intuito de homenagear as ideias da ativista urbana e escritora Jane Jacobs, autora do livro “Morte e Vida de Grandes Cidades” (1961) e grande influenciadora do pensamento urbanístico pós-moderno. No fim de semana que se celebraria seu aniversário, ocorrem caminhadas por todo o mundo em sua homenagem, configurando o festival. O evento na Universidade foi cadastrado como evento de extensão da Proexc. A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), o Instituto de Arquitetos do Brasil/Pernambuco (IAB/PE) e o Aplicativo Rotas Modernistas apoiam o festival.

Para participar do Jane’s Walk não é necessário fazer inscrições. A frequência nos dois eventos dará direito a certificado de participação em evento de extensão conferido pela Proexc. Para isso, é preciso assinar a ata virtual, a ser divulgada durante a live do primeiro dia, e a ata física, no dia da caminhada.

Confira a programação

02/05 – Roda de conversa (virtual) – às 19h
Pelo canal no YouTube do Instituto de Arquitetos do Brasil/Pernambuco (IAB/PE) 

Debatedores:
Cicília Melo e Dirceu Marroquim | Aplicativo Rotas Modernistas
Bruno Firmino | Patrimônio fora do campus: o IAB-PE
Andréa Gáti | O patrimônio moderno do Campus Recife/UFPE
Luiz Amorim | Da morfologia de campi universitários

05/05 – Caminhada (presencial) – às 15h
Concentração na entrada do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE

Mais informações
Instagram do projeto
@janeswalkrecife 

Data da última modificação: 27/04/2023, 16:27