Notícias Notícias

Voltar

Estudo sobre fake news com pesquisadora do Departamento de Ciência Política da UFPE é selecionado em concurso do Facebook

Pesquisa é uma das 25 selecionadas entre mais de mil projetos vindos de 77 países

O projeto “Political Elites and the Appeal of Fake News in Brazil”, dos pesquisadores Natália Bueno (Emory University, EUA), Frederico Batista (University of North Carolina at Charlotte), Felipe Nunes (UFMG) e Nara Pavão (Departamento de Ciência Política, UFPE), é um dos aprovados pelo Facebook Research em seleção de projetos de pesquisa sobre desinformação e polarização.

A proposta de pesquisa, uma das 25 selecionadas entre mais de mil projetos vindos de 77 países, será executada entre setembro e fevereiro e analisará os incentivos das elites políticas para disseminar desinformação no Brasil através de mídias sociais. Segundo os idealizadores do estudo, apesar de fake news serem uma preocupação crescente, levantamentos importantes sugerem que seus efeitos de persuasão são mínimos. “Ainda assim, conteúdos falsos continuam se espalhando no mundo político e aparecem como uma estratégia de campanha bastante comum e atraente”, atestam os pesquisadores.

Entre as questões que a pesquisa vai buscar responder algumas são: “Se os efeitos de persuasão são mínimos, por que as fake news são tão salientes e utilizadas por elites políticas?” e “Que tipo de ganhos as elites políticas obtêm ao endossar, produzir ou divulgar informações falsas?”. A chamada para propostas “Foundational Integrity Research: Misinformation and Polarization” foi publicada pelo Facebook Research em fevereiro, visando financiar projetos de pesquisa sobre os fenômenos da desinformação e polarização política nas mídias sociais.

Data da última modificação: 13/08/2020, 16:44