Notícias Notícias

Voltar

Estudo de profissional do HC sobre efeitos de canabinoides na morfologia do Aedes aegypti integra livro científico

Pesquisa mostrou que houve alterações morfológicas que inviabilizaram as larvas do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika

O artigo “Efeito na morfogênese embrionária do Aedes aegypti oriunda da Cannabis sativa L. (Moraceae)” integra o livro “Las ciencias biológicas y la construcción de nuevos paradigmas de conocimiento (“Ciências biológicas e a construção de novos paradigmas de conhecimento, em tradução livre)”, da Editora Atena. O artigo foi assinado por Suelice Guedes, enfermeira do HC especialista em Oncologia e Hematologia Clínica e Cirúrgica.

O estudo mostrou que houve alterações morfológicas que inviabilizaram as larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika graças ao contato com diferentes substâncias presentes no extrato de Cannabis sativa L. Estudos futuros e outros testes vão compor o resultado da pesquisa.

“Pesquisas como essa mostram que a universidade abre cada vez mais possibilidades de realizar estudos com a cannabis medicinal, que é uma planta riquíssima do ponto de vista terapêutico e que vem ajudando as pessoas em tratamentos de várias doenças em diversos países”, explica a pesquisadora Suelice Guedes, que é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia (PPGM) da UFPE.

Suelice Guedes lembra que ainda há muito preconceito com a Cannabis, uma planta que vem sendo muito estudada por universidades e centros de pesquisa mundo afora para tratamento de pacientes com diversas doenças.

Medicações com comprovação científica, prescrição e laudo médico tem sido adotada para tratamentos de ansiedade, insônia, depressão, epilepsia, autismo, glaucoma, Alzheimer, Mal de Parkinson, esclerose múltipla e fibromialgia, entre outras. “A aquisição dessa medicação pode ser feita por meio de associações autorizadas judicialmente a comercializar os produtos”, completa Suelice Guedes.

A pesquisa contou com a orientação da professora Sônia Pereira Leite. Além delas, também assinam o artigo/capítulo Tainá Maria da Silva, Paloma Lys de Medeiros e Antônio Fernando de Oliveira.

Data da última modificação: 20/10/2023, 11:28