Estudante de Engenharia de Controle e Automação recebe prêmio por projeto e construção de máquina para gravação e corte a laser

O trabalho, premiado no último dia 8, destacou-se pela abordagem multidisciplinar

A Coordenação de Engenharia de Controle e Automação, graduação vinculada ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFPE, entregou o Prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2022 para Augusto Derlian Nascimento de Oliveira. O estudante foi premiado pelo trabalho intitulado “Desenvolvimento de máquina Comando Numérico Computadorizado (CNC) laser para corte e gravação”. Augusto foi orientado pelo professor Márcio Evaristo da Cruz Brito. O evento aconteceu na manhã do último dia 8, no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), localizado no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife.

O trabalho se destaca pela abordagem multidisciplinar, característica de projetos que abrangem o desenvolvimento de máquinas CNC. Para a sua produção, foi necessário o entendimento de mecânica fina, eletrônica digital, microcontroladores, laser e programação. O processo também incluiu a elaboração e confecção de placas de circuito impresso (PCIs), a montagem completa do circuito eletrônico, bem como ajustes e modificações na parte mecânica. Além de trazer contribuições imediatas para o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), o TCC pode influenciar disciplinas futuras, como robótica industrial. O equipamento desenvolvido não se limita à aplicação específica do projeto, mas também pode ser empregado na fabricação de outros dispositivos ou bancadas utilizadas no âmbito do Bacharelado de Engenharia de Controle e Automação. Confira o trabalho na íntegra no site do Attena, repositório digital da UFPE.

Resumo do TCC
O trabalho consiste no projeto e construção de uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado) para gravação e corte a laser como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação e para apoiar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em andamento no laboratório de robótica do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o desenvolvimento do projeto, foram estudados detalhadamente os sistemas mecânicos que compõem uma máquina CNC cartesiana de dois eixos. Os componentes foram selecionados visando atender às características da estrutura mecânica e aos requisitos de precisão e acurácia do trabalho a ser realizado. Os dispositivos selecionados são comuns no mercado, apresentando bastante flexibilidade de operação e baixo custo.

Coordenação de Engenharia de Controle e Automação

coordenacao.automacao@ufpe.br