Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE

Os interessados devem se inscrever até o dia 30 deste mês

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), na Associação Plena em Rede – Centro de Filosofia e Ciências Humanas. O edital foi divulgado no Boletim Oficial nº 181 da Universidade Federal de Pernambuco e no site do programa. A seleção refere-se ao semestre 2024.1 e terá suas inscrições encerradas na próxima segunda-feira (30). Para participar, é exigido que o candidato tenha concluído o mestrado em qualquer área de conhecimento, e realizado em instituições reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa divide-se em três linhas de pesquisa, dentre as quais: relações sociedade natureza e sustentabilidade (três vagas), planejamento, gestão e política socioambientais (duas vagas), e tecnologias para o desenvolvimento sustentável (duas vagas). Ao todo, serão disponibilizadas nove vagas para o doutorado do Prodema e uma vaga adicional destinada a servidores da Universidade, aprovados no processo seletivo, conforme Resolução 1/2011 do CCEPE/UFPE. Além disso, 30% do total das vagas serão para pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e pessoas com deficiência.

A seleção possuirá seis etapas: homologação das inscrições solicitadas, avaliação do Projeto de Pesquisa, seguida por sua apresentação, que poderá ser realizada presencialmente ou através de videoconferência, análise do currículo Lattes comprovado, heteroidentificação e resultado do processo seletivo, que será divulgado no dia 18 de dezembro no Boletim Oficial da Universidade e no Quadro de Avisos da Secretaria do Programa, e disponibilizado no site.

(81) 2126.8287/8288

prodemaufpe1@gmail.com