Encontro vai reunir projetos de extensão sobre imigrantes e refugiados no Brasil

Pesquisadores e pesquisadoras, extensionistas e migrantes transnacionais de diversas regiões do país vão se reunir, nos dias 25 e 26 deste mês, no I Encontro Nacional de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados para compartilhar suas experiências a fim de enfrentar os desafios e necessidades prioritárias dessas populações que vivem no Brasil.

Os interessados em participar podem inscrever seus projetos, gratuitamente, no link do evento, com direito a certificado, e as propostas também podem ser inscritas no mapeamento colaborativo para integrar a Rede de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados (Reunir) através de formulário disponível aqui.

A UFPE participa do evento com o Grupo Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações (Migra), que responde por projetos como o “Rádio Migra: construção de uma rádio migrante” e o “Cartografias migrantes: jornadas, territórios e identidades de migrantes e refugiados em Pernambuco”.

Com o objetivo prioritário de mapear e conectar projetos realizados entre grupos universitários e migrantes, a iniciativa também vai promover um workshop sobre desafios da revalidação de diplomas a partir da perspectiva de migrantes. O encontro prevê a criação de uma rede multidisciplinar para aproximar a sociedade, e a universidade, da realidade dos imigrantes.

A Reunir agrega os seguintes projetos: Fronteiras Cruzadas (Unicamp); Grupo Migra (UFPE), Cátedras Sérgio Vieira de Mello-UFG e Unicamp, ProMigra (USP), Diaspotics (UFRJ), Somos Migrantes (UFRR), Estórias Migrantes (UFRR), Nepemigra (UFRGS), MIGRAIDH/CSVM (UFSM), CSVM-UFPR, Arquitetura Resiliente (UFG), CRIM (UFMG) e Programa para Refugiados (USP)/Bibli-ASPA.

Data da última modificação: 01/09/2021, 18:16