Encontro Acadêmico de Química 2023 será realizado na próxima segunda (19)

O evento gratuito e com certificação conta com minicursos, palestras, oficinas e mesa-redonda

Em comemoração ao Dia do Químico (18 de junho), o Departamento de Química Fundamental (dQF) da UFPE promove, de 19 a 21 deste mês, o Encontro Acadêmico de Química 2023 (EAQ-2023). O evento tem como tema “Química e Inovação: visando um futuro melhor para sua formação” e será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O EAQ-2023 conta com uma programação que visa a divulgação e promoção do conhecimento em química por meio de minicursos, palestras, oficinas e mesa-redonda. As atividades promovidas são gratuitas e conferem certificação. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico até as 9h da próxima segunda-feira (19).

Na cerimônia de abertura (dia 19), será realizada uma homenagem ao professor Antônio Pavão da UFPE, fundador e ex-diretor do museu Espaço Ciência. Para o encerramento (dia 21), haverá uma mesa-redonda que visa discutir e apresentar as oportunidades que o Departamento de Química Fundamental oferece aos seus estudantes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Tanto a abertura quanto o encerramento do evento irão ocorrer das 17h às 18h.

Os minicursos abordarão temas como “Inovação e Empreendedorismo” e “Química, alimentação e cultura”. As palestras apresentarão temas diversos como: atribuições que o Conselho Regional de Química (CRQ) oferece aos profissionais da química; a evolução da química; o programa Futuras Cientistas; Olimpíadas de Química e divulgação científica; saúde mental; Química Forense. Já as oficinas serão focadas em abordagens referentes à experimentação no ensino de Química.

O evento realizado pelo dQF, em parceria com os projetos QCiência e RondoCiência, conta com o apoio do Pibid, PET-Química e Elementus (Empresa Júnior do Departamento de Engenharia Química) e com o patrocínio do Conselho de Química de Pernambuco (CRQ).

9h às 12h: Credenciamento

13h às 15h: Minicurso 1
Tema: Inovação e empreendedorismo
Professores Severino Júnior (UFPE) e João Bosco (UFPE)