Empresa Júnior Elementus da UFPE atua em todo o Brasil e exterior

A EJ Elementus presta consultoria para empreendedores e é formada completamente por estudantes

Criada em 2008, a empresa júnior Elementus, projeto de extensão ligado ao Departamento de Engenharia Química da UFPE, tem fechado novos contratos e expandido a atuação para além das fronteiras de Pernambuco. A Elementus oferece consultoria para empreendedores, com foco em dar soluções para problemas industriais através de processos modernos que proporcionem crescimento aos negócios.

A empresa já atende a empreendedores de todo o país, e, em 2023, negócios da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina passaram a fazer parte do portfólio da Elementus. Recentemente, a empresa júnior passou a atuar inclusive além das fronteiras do Brasil, prestando consultoria a negócios em Portugal.

A empresa atua em vários pilares, seja fazendo o layout, organograma e fluxograma da produção, seja cuidando de toda a cadeia produtiva dos negócios, desde a matéria prima até a finalização e venda do produto. Uma frente de trabalho importante da EJ é a chamada “melhoria contínua", que analisa a qualidade do produto, e de acordo com a necessidade interfere na produção com a finalidade, por exemplo, de melhorar a conservação, através de embalagens mais favoráveis, ou ainda aumentar a validade, que a depender do produto, pode dobrar ou triplicar o tempo de validade inicial.

Depois de cuidar de toda a fase produtiva, a Elementus facilita a comercialização das mercadorias, elaborando documentos exigidos pelos órgãos de regulação, e direciona os negócios para a regularização, visando a ampliação da capacidade de vendas. Um serviço a mais oferecido aos clientes da empresa júnior é a criação de novos produtos derivados daqueles já produzidos pelos empreendedores, que é feito pela equipe de inovação.

A empresa é completamente formada por estudantes das graduações em Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Química Industrial, Engenharia de Produção e Nutrição, da UFPE. Essa característica torna a Elementus muito importante para formação desses estudantes, que, através dela, têm uma inserção na área industrial, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas, a formação de redes de relacionamento e uma experiência inicial no mercado. Dentro da empresa, eles podem atuar na área de gestão estratégica, RH, marketing, comercial, que inclui a área de vendas, e institucional, que busca as parcerias.

A estudante Maria Fernanda, ex-gerente comercial da Elementus, falou da sua passagem pela empresa e dos resultados que ela gerou. “Nunca achei que o movimento empresa júnior era pra mim. Mas entrar na Elementus foi a melhor e mais importante experiência proporcionada pela faculdade. Ao entrar no movimento, eu não tinha ideia do quanto eu ia me desenvolver e crescer nele. Sei que pude desenvolver minha comunicação, minha escuta ativa, minha proatividade, e não somente isso, mas tantas outras soft e hard skills, tudo por causa da Elementus. Toda essa experiência me fez uma profissional capacitada para o mercado de trabalho. Graças a isso, consegui entrar na empresa dos meus sonhos, a Unilever” declarou a estudante.

O professor Maurício Motta, do Departamento de Engenharia Química, do Centro de Tecnologias e Geociências da UFPE, destacou o impacto dos resultados na graduação. “O excelente desempenho da empresa tem atraído novos alunos para o curso de Engenharia Química, e reduzido a evasão”, afirmou.

Data da última modificação: 24/03/2023, 14:14