Educação das relações étnico-raciais no Brasil é o tema da 5ª Semana de Licenciatura

O Programa de Educação Tutorial (PET) Encontros Sociais promove a V Semana de Licenciatura nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Nesta edição, o evento segue o tema “Educação das relações étnico-raciais no Brasil: diálogos e (des)construções”. As atividades ocorrem no Niate CFCH/CCSA, localizado no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio desta página do evento, na qual também são disponibilizadas as informações sobre a submissão de resumos (para essa modalidade de participação, o prazo termina no dia 12 de novembro). Os trabalhos podem se encaixar em quatro áreas temáticas: Educação e arte, Educação e gênero, Educação e relações étnico-raciais e Educação inclusiva. A programação completa será divulgada mais adiante.

“A proposta é fazer um debate sobre a urgência e importância do ensino a partir de abordagens que perpassam as relações étnico-raciais para pensar um sistema educacional que estimule a construção de um país antirracista utilizando o ensino como principal ferramenta de combate às violências da colonialidade. Consolidando um espaço de produção de novos conhecimentos e investigações científicas pertinentes às temáticas e produção de sínteses a serem socializadas em eventos do PET e espaços mais amplos. Desta forma, prezamos pelo fortalecimento de diálogos dentro e fora do âmbito das licenciaturas”, explica a organização da Semana.

A interdisciplinaridade também é citada como parte da proposta, assim como a integração de licenciandos e bacharelandos – “Cada um trazendo sua contribuição por meio de oficinas e/ou mesas-redondas conjuntamente com convidados das diversas áreas do conhecimento e grupos parceiros que possam se integrar conosco para efetivação das mesas, grupos de trabalho e oficinas que compõem o evento”.

Instagram do PET Conexões Encontros Sociais
@petencontrossociais