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Editora UFPE faz balanço anual de ações e comemora o crescimento de acessos ao seu portal de e-books gratuitos

Em 2022, o órgão suplementar contabilizou 121 mil downloads de livros eletrônicos e marcou presença na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

O ano de 2022 chegou ao fim e a Editora UFPE aproveita o encerramento de mais um ciclo para contabilizar as ações postas em prática ao longo dos últimos 12 meses. No conjunto de iniciativas realizadas pelo órgão suplementar, são destaques em sua tarefa de colaborar com a democratização do conhecimento produzido na Universidade: o aumento da procura pelo portal de e-books gratuitos e a retomada da presença física do público em feiras de livros, graças ao aumento da cobertura vacinal contra o novo coronavírus.

Em março, o novo portal da Editora UFPE completava um ano de funcionamento e contabilizava 107 mil acessos e 57 mil downloads de e-books gratuitos. De lá para cá, a ferramenta se consolidou ainda mais como plataforma de acesso livre a obras eletrônicas, passando a registrar um significativo crescimento na procura por parte dos internautas: até 29 de dezembro, o site havia sido acessado cerca de 202 mil vezes, registrando 121 mil downloads de livros digitais. Mensalmente, em média, o site recebe cerca de 16,8 mil visitas e gera em torno de 10 mil downloads, chegando a alcançar picos mensais de mais de 24 mil acessos e 15 mil downloads, em especial após os lançamentos de e-books com grande procura, como foi o caso da terceira edição do “Manual de Condutas em Pediatria da UFPE”, lançado em novembro, que desde então passou a ser um dos cinco títulos mais baixados, respondendo sozinho por 3% de todos os downloads do portal.

Além disso, o site passou a ser um dos alicerces da nova política editorial do órgão suplementar, funcionando como um repositório contínuo de trabalhos acadêmicos publicados no formato de livro eletrônico, recebidos pela editora por meio de janelas semestrais de submissão de originais ou através de iniciativas de fomento, a exemplo dos editais de incentivo à produção e publicação de livros digitais lançados em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPE, iniciativa que foi responsável pela publicação em março de 2022 de 34 e-books de autoria única ou coletiva envolvendo alunos e servidores docentes e técnicos administrativos da UFPE. Atualmente, o site da Editora disponibiliza gratuitamente 541 livros eletrônicos e 149 obras físicas, estas últimas à venda com descontos para professores e estudantes, além de frete grátis para o público em geral.

Outra vertente de democratização do acesso ao livro universitário na qual a Editora UFPE atuou em 2022 foi a participação em eventos com presença física de público. Devido à ampliação da cobertura vacinal da população brasileira contra a covid-19, as autoridades sanitárias passaram a flexibilizar as regras de convivência social no contexto da pandemia do novo coronavírus, permitindo a retomada, por exemplo, de feiras de venda de livros. A Editora UFPE pôde, assim, estar presente na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada de 2 a 10 de julho no Expo Center Norte, na capital paulista. A publicadora pernambucana esteve representada, com outras 35 expositoras de todo o país, no estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), através de uma seleção de 14 livros físicos.

Outra ação resultante da flexibilização do acesso físico do público a eventos foi a presença da equipe da editora na abertura do semestre letivo 2022.1 da UFPE, utilizada como oportunidade para divulgar, em especial aos calouros, o trabalho do órgão suplementar em favor da democratização do acesso ao livro universitário. Para isso, foram montados estandes de exposição de livros físicos e banners de divulgação do seu portal de e-books gratuitos nos locais de realização das Aulas Magnas, que foram proferidas nos campi Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.

MAIS AÇÕES – O apoio a autores, em especial na preparação de originais para a publicação no formato de livro, também recebeu atenção da Editora UFPE ao longo do ano. Em abril, por exemplo, o órgão suplementar passou a disponibilizar gratuitamente em seu site institucional dois manuais explicativos em formato eletrônico, com orientações sobre a política editorial e a padronização de textos, tendo como objetivo auxiliar os autores na submissão de originais. 

Versões impressas dos mesmos manuais foram remetidas a diretores de centros acadêmicos e coordenadores de pós-graduações da UFPE como complementação da iniciativa de disseminar os parâmetros de acesso à política de publicação da Editora. Já em novembro e dezembro, o órgão suplementar realizou o “Colóquio Saberes Editoriais”, iniciativa destinada a familiarizar a comunidade acadêmica e interessados em geral com os conhecimentos e processos envolvidos na produção de livros como meios de democratizar estudos, pesquisas e atividades extensionistas realizados no contexto universitário.

A seguir, são apresentadas outras iniciativas postas em prática pela Editora UFPE ao longo de 2022:

• A editora iniciou o ano com uma nova política de acesso a livros impressos: o órgão suplementar passou, entre outras ações, a conceder porcentagem especial de abatimento de preços para estudantes da UFPE em vulnerabilidade socioeconômica;

• 100 livros foram publicados pela Editora UFPE em 2022, sendo 82 e-books e 18 livros físicos;

• 1.112 exemplares de livros físicos foram doados pela editora a diversas instituições brasileiras e estrangeiras, além de organizadoras de eventos promovidos na UFPE e em outras universidades, tais como Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Instituto Ricardo Brennand, Hospital Regional do Agreste e Congresso dos Estados Unidos da América;

• Em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Editora UFPE deu continuidade ao fomento de publicações gratuitas de livros eletrônicos, através de chamadas de autores via Edital de Incentivo à Produção e Publicação de Livros em Formato Digital (Edital 22/2022), cujas obras aprovadas serão editoradas ao longo de 2023;

• A Editora UFPE marcou presença em dois encontros nacionais de publicadoras universitárias, a 34ª Reunião Anual de afiliadas e o 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, promovidos pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), em maio, em São Paulo, tendo sido representada pelo diretor Junot Cornélio Matos e pelo vice-diretor Diogo Cesar Fernandes;

• A Editora UFPE manteve as já tradicionais promoções comemorativas dos Dias do Estudante (11 de agosto) e do Professor (15 de outubro), com vendas de livros físicos pela metade do preço através de seu site; e

• Três livros lançados com apoio da Editora UFPE estiveram entre os finalistas de importantes prêmios do mercado editorial brasileiro: “Memória CIn/UFPE: a história do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco”, de Júlia Nogueira de Almeida, venceu a categoria “Livro institucional” do 13º Prêmio de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro, promovido pela Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (Andigraf); já “Brasil, Nordeste, Mulheres Arquitetas: migrações, regionalismo e gênero”, organizado por Guilah Naslavsky e Andréa Gáti, e “Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo”, de autoria de Natália Miranda Vieira-de-Araújo, destacaram-se na última edição do Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq).

Data da última modificação: 02/01/2023, 14:45