Notícias Notícias

Voltar

Editora UFPE abre a primeira janela de submissões de 2023

Autores interessados em publicar livros físicos ou e-books têm até 28 de abril para submeter originais à apreciação do órgão suplementar

Já se encontra aberto o primeiro dos dois períodos anuais de envio de propostas de publicação para a Editora UFPE. A atual janela de submissões vai até 28 de abril e destina-se a captar textos de obras com publicação prevista ainda para 2023, tanto no formato de livro físico quanto no de e-book.

Para apresentar uma proposta de publicação, o autor interessado precisa acessar a seção “Submissões” do site da Editora, e fazer cadastro e login. Antes de iniciar o processo, no entanto, é importante que o proponente verifique atentamente as normas de submissão e adéque o seu texto aos parâmetros de escrita e normatização acadêmica estipulados pela Editora. 

É disponibilizado no site um manual, intitulado “Como publicar: política editorial e normas para a submissão de originais”, que orienta como preparar os projetos de livro antes de submetê-los ao trâmite editorial. Também é possível tirar dúvidas enviando mensagem para o e-mail publicacoes.editora@ufpe.br ou por telefone (81) 2126.8397.

Há ainda outros requisitos necessários para a elegibilidade de publicações por parte da Editora: o ineditismo e a exclusividade da obra, ou seja, o livro não deve ter sido publicado anteriormente, nem se encontrar sob análise de outra editora. Além disso, o texto precisa ter sido previamente revisado por profissional da área editorial, como graduados em Letras ou Jornalismo. Essa revisão prévia precisa ser comprovada por meio de declaração assinada pelo profissional responsável, devendo ser entregue no ato de submissão.

Após o envio do projeto de livro, o texto será remetido a dois pareceristas externos à Editora para ser avaliado em caráter duplo-cego, com posterior homologação pelo Conselho Editorial (Coned). A seguir, o texto aprovado terá sua revisão analisada por parte da Editora, que verificará se os critérios de adequação gramatical e de normatização acadêmica encontram-se plenamente contemplados, podendo o projeto de livro ser devolvido ao autor para ajustes, caso sejam constatadas correções ainda necessárias.

Os potenciais autores podem obter, antes da submissão dos originais, um orçamento prévio para seu projeto de livro físico ou e-book através do e-mail publicacoes.editora@ufpe.br. Geralmente, as publicações são custeadas pelos próprios autores, com recursos próprios ou públicos, originários, por exemplo, de programas de pós-graduação da UFPE. É possível obter o custeio integral por parte da Editora e de parceiros institucionais, como pró-reitorias, mas esses casos são contemplados por editais próprios de fomento.

Data da última modificação: 16/03/2023, 16:24