Documentário dirigido por aluno da UFPE participa da Mostra de Cinema de Tiradentes

O diretor é o estudante João Marcelo Alves, que está concluindo Comunicação Social no Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru

O estudante João Marcelo Alves, concluinte do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, dirigiu o documentário “Cabocolino”, o qual marcou presença na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). A película tem 15 minutos e retrata a vida de “Seu João de Cordeira”, agricultor aposentado de 78 anos que, com seu espírito jovem, luta para manter viva a tradição do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia, em João Alfredo, município do Agreste pernambucano.

O documentário aborda a importância da preservação da cultura e do bloco nos folguedos carnavalescos, cuja tradição vem sendo passada através de várias gerações. O roteiro apresenta, ainda, a história do avô do personagem, que, em virtude das dificuldades climáticas, migrou para Juazeiro do Norte (CE) e passou a conviver com padre Cícero. Dessa forma, o filme retrata a jornada árdua e significativa através da qual “Seu João de Cordeira” presta uma homenagem ao avô, plantando sementes de uma árvore na terra sagrada onde Padre Cícero o teria enterrado, após seu falecimento.

A obra, que inicialmente ficaria restrita às paredes da sala de aula da Universidade, tornou-se destaque em diversos festivais. Para assistir ao trailer, basta clicar no trailer.

João Marcelo Alves

joaomarcellobb@hotmail.com