Documentário “A rádio que Paulo Freire sonhou” é exibido em mostra de filmes no Rio de Janeiro

O trabalho tem 43 minutos de duração e está disponível no canal da Rádio Paulo Freire no YouTube

O documentário “A rádio que Paulo Freire sonhou” está em exibição, de hoje (11) até quinta-feira (14), na mostra de filmes Memória em Movimento. O evento ocorre na Estação Net Rio, no Rio de Janeiro, e integra a 13ª Semana Fluminense do Patrimônio. O curta-metragem, realizado como parte das comemorações dos 60 anos da Rádio Paulo Freire, da UFPE, mostra o papel que a emissora desempenhou na cena cultural e política de Pernambuco até sua proposta de comunicação emancipatória ser interrompida pelo golpe militar de 1964. O trabalho tem 43 minutos de duração e está disponível no canal da emissora no YouTube.

Baseado em uma extensa pesquisa documental, depoimentos de pesquisadores e de ex-colaboradores da emissora, inclusive alguns da época da fundação da rádio, o documentário evidencia o quanto a história dela é também a história de um país. Entre os momentos retratados no documentário está a perseguição sofrida por Paulo Freire e seus colaboradores do então Serviço de Extensão Cultural (SEC) da Universidade do Recife, atual UFPE, por setores políticos, segmentos sociais e intelectuais conservadores – entre eles, o sociólogo Gilberto Freyre.

O documentário “A rádio que Paulo Freire sonhou” traz depoimentos de ex-colaboradores do SEC e da Rádio Universidade, como Luiz Costa Lima, Marcius Cortez, Hugo Martins, Maria de Jesus Baccarelli e Paulo Figueiredo. Participam ainda, entre outros, os professores e pesquisadores Dimas Veras, Eliete Santiago, José Batista Neto e Flávio Weinstein. O trabalho foi produzido pelas equipes do Laboratório de Imagem e Som (Lis) e da Rádio Paulo Freire. A produção também teve o apoio da TVU, do Memorial Denis Bernardes, da Biblioteca Central e da Cátedra Paulo Freire.

Data da última modificação: 11/12/2023, 15:41