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Discussão de casos via teleconferência amplia assistência ao paciente com Covid-19

Em breve, esse sistema será utilizado para proporcionar visitas virtuais dos familiares de pacientes

A tecnologia tem sido uma importante aliada no enfrentamento da pandemia da Covid-19 ao ampliar a assistência aos pacientes e reduzir os riscos de contágio dos profissionais de saúde. No Hospital das Clínicas da UFPE, por exemplo, já está em operação um equipamento do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE que proporciona a discussão de casos clínicos por videoconferência entre a equipe do BloCO VIDa e especialistas de áreas que podem contribuir na análise do quadro dos pacientes internados. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O Kit Móvel de Telessaúde é composto por um computador multimídia com softwares para webconferência, duas webcams potentes e acesso a sistema de prontuário eletrônico. Funciona da seguinte forma: a equipe de assistência no BloCO VIDa agenda ou inicia uma visita médica enviando o link de acesso para o médico remoto, seja em outros setores do HC ou de qualquer outro local do país e até para especialistas internacionais, utilizando um dispositivo conectado à internet (smartphone, tablet ou computador).

“Um dos propósitos dessa ferramenta é permitir a comunicação da equipe de assistência durante as trocas de turnos e realizar visitas médicas de especialistas sem precisar que eles se desloquem para o espaço BloCO VIDa, minimizando, assim, os riscos de contaminação. Em muitos casos, o paciente internado precisará ser visto por outros especialistas (cardiologistas, nefrologistas e pneumologistas) para discutir e alinhar condutas. Ter uma segunda opinião médica a distância pode ajudar a salvar vidas”, explica a coordenadora do Nutes, Magdala Novaes.

Em breve, esse sistema será utilizado para proporcionar visitas virtuais dos familiares de pacientes. “Com essa ferramenta, aliamos tecnologia, assistência e humanização em nosso hospital. Ela permite que a equipe assistencial mantenha contato com familiares do paciente passando as informações sobre o quadro de saúde e amplia a comunicação com profissionais de outros setores”, salienta o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos.

Data da última modificação: 30/04/2020, 18:07