DGA recebe os resíduos recicláveis da comunidade universitária em Ponto de Entrega Voluntária (PEV)

Os resíduos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Central de Reciclagem da Sinfra

Em continuidade ao Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da UFPE, a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da UFPE informa a toda comunidade universitária que a Universidade, em complemento ao sistema de coleta seletiva existente, também funcionará como Ponto de Entrega Voluntária (PEV) dos resíduos recicláveis fornecidos pela comunidade universitária, alunos, servidores e funcionários terceirizados.

Os resíduos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 17h, na Central de Reciclagem da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), que se localiza próximo do acesso de entrada/saída da Editora Universitária, onde funcionava a antiga oficina mecânica da UFPE. Este é o local onde são temporariamente armazenados e devidamente separados os recicláveis coletados nos sacos azuis de todo o campus, para a posterior destinação às cooperativas de catadores.

Os resíduos recicláveis são materiais em papel, papelão, plástico, vidro e metal, que serão destinados em sua integralidade para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis habilitadas pela UFPE, o que contribui para a reinserção produtiva dos materiais reduzindo o impacto ambiental e possibilita geração de renda para as famílias dos cooperados. Todo este trabalho reduz as despesas da Universidade para a destinação aos aterros sanitários.

Em 2021, a UFPE coletou o total de 24.426 toneladas de resíduos recicláveis, com uma média mensal de pouco mais de duas toneladas, gerando receitas para as cooperativas, e promovendo uma economia média anual (entre 2016 e 2022) de mais de R$ 41 mil para a Universidade.

Data da última modificação: 05/10/2022, 15:04