Desafios da transformação digital no ensino e pesquisa norteará debates no Fórum RNP 2019

Evento, que é promovido anualmente, chega à sua 8ª edição focado no intercâmbio de conteúdo e de experiências

Da assessoria da RNP

A transformação digital aplicada à realidade do ensino e da pesquisa no Brasil vem trazendo mudanças e em um ritmo bastante acelerado. Ela não somente pode ser observada como o melhor uso da tecnologia, mas também como um processo, que tem influenciado hábitos, rotinas e induzido pessoas a repensar ações para construir uma sociedade cada vez melhor. Um exemplo é a utilização de serviços em nuvem, inteligências móveis e artificiais, que tornaram os processos tecnológicos organicamente mais acessíveis a empresas, instituições e a sociedade de um modo geral.

Ciente de todo esse potencial e de que os atuais profissionais já utilizam tecnologias como as plataformas digitais em suas rotinas, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoverá, de 26 a 28 deste mês, a mais nova edição do Fórum RNP. O evento será realizado no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na Capital Federal, e traz como fio condutor de palestras e debates os “Desafios da Transformação Digital no Ensino e Pesquisa”.

Em sua 8ª edição, o fórum tradicionalmente atrai profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), da Administração Pública, reitores e pró-reitores de universidades e institutos federais, assim como pesquisadores e estudantes da área, e abordará questões como segurança da informação, governança de TI, além de debates com foco nas redes acadêmicas e nas mudanças da internet no Brasil.

O primeiro dia de atividades será dedicado a encontros que reunirão integrantes de comunidades que estão inseridas no Sistema RNP, como o SIG Nuvem, RNPSeg e Evolução e Desafios da Saúde Digital no Brasil e o Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais de Educação Tecnológica (FORTI). Na oportunidade, também será realizado um encontro nacional dirigido aos coordenadores técnicos e administrativos dos Pontos de Presença da RNP (PoPs) nos estados e aos presidentes dos Comitês Gestores das 40 redes metropolitanas que pertencem ao Programa Redes Comunitárias para Ensino e Pesquisa (Redecomep), para o intercâmbio de conteúdos e experiências.

Já os dois últimos dias serão totalmente dedicados à promoção de palestras, paineis e à exposição de fornecedores do fórum. O BarCamp Iniciativa PPGs, voltado aos Programas de Pós-Graduação no Brasil, a reunião do Fórum de Gestores de TIC do MCTIC (FGTIC) e o Microlearning Cloud Workload também são destaques da programação.

Os interessados podem realizar as inscrições por meio da página do fórum na internet, na aba inscrições. O evento terá transmissão ao vivo pela internet, com ampla participação remota.

Data da última modificação: 20/08/2019, 11:53