Cursos de japonês ministrados na UFPE e pela internet por professora do Japão estão com inscrições abertas

Aulas começam na segunda-feira (18) e as inscrições são realizadas por e-mail pra brasiljapao2018ufpe@gmail.com

Pessoas interessadas em aprender a língua japonesa têm uma oportunidade neste mês de março para estudar com a professora Ayako Ono. Ela virá do Japão ministrar o Curso de Japonês Técnico – I para estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um outro curso, mais curto, para o público em geral. Nos dois casos, as aulas começam na segunda-feira (18) e as inscrições são realizadas por e-mail para brasiljapao2018ufpe@gmail.com. As vagas são limitadas.

As aulas do Curso de Japonês Técnico – I ( carga horária de 60 horas) ocorrerão duas vezes por semana: às segundas e quartas-feiras, das 15h30 às 17h30. As aulas iniciais e finais serão ministradas no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE. As do meio do curso serão ministradas pela internet, diretamente do Japão. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação. É cobrada uma taxa de R$ 420, com material incluso.

Já o curso para o público geral é um módulo introdutório à língua e à cultura japonesas (carga horária de 10 horas) e será ministrado totalmente no formato presencial no CTG, em quatro aulas. Elas também ocorrerão duas vezes por semana: às segundas e às quartas-feiras, das 13h às 15h30. É cobrada uma taxa de R$ 150, com material incluso.

Estes cursos são oferecidos na UFPE com o intuito de fortalecer ainda mais os convênios estabelecidos com a Universidade de Tóquio e a Universidade Nacional de Yokohama, estimulando o intercâmbio para a melhor formação de estudantes de graduação e de pós-Graduação. A ação de extensão tem o apoio do Consulado-Geral do Japão.

“Novos desafios estão surgindo no país com a implantação de imensos polos de desenvolvimento no Nordeste, como por exemplo, o Polo Industrial de Suape, número crescente instalação das indústrias japonesas em Pernambuco, tais como a Nisshin, Musashi, NTT Data, Yazaki, Nichirei. Na área de Engenharias, tais como Engenharia Naval e Engenharia Oceânica, Engenharia e Ciência dos Materiais, Engenharia Mecânica, a colaboração será estratégica para estabelecer importantes canais de cooperação com o Japão, detentor de uma das mais tradicionais e avançadas tecnologias de construção naval, inovações tecnológicas de geração de energia renováveis, produção de alimentos, notadamente a partir do uso do oceano”, ressalta o professor Armando Hideki Shinohara, do Departamento de Engenharia Mecânica, que encabeça a iniciativa.

Data da última modificação: 14/03/2024, 14:05