Notícias Notícias

Voltar

Curso de Museologia é avaliado com conceito máximo de excelência pelo MEC

Conceito 5 foi obtido após visita da Comissão Avaliadora do Inep/MEC, no período de 21 a 23 de fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) concedeu o conceito máximo de excelência (5) para o curso de Museologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. A análise do MEC estabelece conceitos que vão de 0 a 5 e avalia indicadores que visam identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. O Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação analisa o curso a partir da perspectiva de três dimensões: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Com esta avaliação o curso de Museologia da UFPE se torna o primeiro curso do país, na área, a obter o conceito máximo (5), tendo melhorando o seu conceito (antes era 4). A Comissão Avaliadora do Inep/MEC esteve na UFPE, de 21 a 23 de fevereiro, e concedeu o Ato Autorizativo Renovação de Reconhecimento de Curso.

O coordenador do curso de Museologia, professor Bruno Araújo, destaca que o “êxito obtido foi resultado de um longo esforço de estruturação do curso e de uma escuta atenta da comunidade acadêmica. O curso, nos últimos anos, atualizou todos os documentos institucionais (Projeto Pedagógico do Curso – PPC, Regimento de Atividades Complementares, Regimento de Trabalho de Conclusão de Curso, Regimento de Estágio Supervisionado e Regimento de Ação Curricular de Extensão - Acex). Sobre este último regimento, destaca-se que o curso já realizou o processo de curricularização da extensão”.

“Com esta avaliação, tivemos a possibilidade de reconhecer nossas potencialidades e avançar ainda mais junto aos pontos menos exitosos. Buscaremos avançar na construção de um curso com formação sólida e de excelência”, afirmou Bruno Araújo. 

INFRAESTRUTURA - Para funcionar, o curso de Museologia conta com salas de aula, três laboratórios (Multimeios, Conservação Preventiva, Expolab), laboratórios de informática, sala da coordenação, salas de reuniões, sala coletiva de professores e três auditórios nas dependências do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM), um auditório no CFCH e um auditório no Niate/CFCH/CCSA.

O curso está vinculado ao Departamento de Antropologia e Museologia (DAM), localizado no CFCH, no Campus Recife. Atua na área dos museus e da preservação do Patrimônio Cultural e Natural. Entre as atividades profissionais do museólogo, estão a organização de coleções e exposições, preservação e conservação de bens culturais e administração e planejamento de museus e centros culturais. 

O campo disciplinar da Museologia assenta-se no estudo das relações estabelecidas entre o homem (produtor de cultura e sujeito de uma ação cultural) e aos objetos ou bens materiais e materiais, traduzido num espaço-cenário denominado museu, podendo ser este entendido em sua forma mais convencional (equipamento construído para abrigar um acervo) ou através de formas menos convencionais: “a céu aberto”, etc. 

A Museologia - como disciplina aplicada - tem colaborado para que os museus refinem as suas formas de representação e de comunicação, a fim de que se estabeleçam como lugares de argumentação, de contestação e de preservação. Mas, também, espaços interativos para acolhimento e aprendizagem.

Data da última modificação: 07/03/2024, 15:37