CNPq lança a 21ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Indicações de bolsistas vão até 9 de fevereiro de 2024

Da assessoria do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu inscrições para a 21ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O prêmio é atribuído a quatro categorias. As duas primeiras, referentes às categorias de bolsista de Iniciação Científica e de bolsista de Iniciação Tecnológica, contemplarão, cada uma, até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Acesse a página do prêmio.

A terceira categoria do prêmio se refere à de bolsista de Iniciação Científica Júnior, destinada a bolsistas Pibic-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) que fizeram estudos sob a orientação de pesquisador qualificado, em instituições de Ensino Superior ou institutos/centros de pesquisa. Todos os bolsistas, de qualquer modalidade, devem ter apresentado relatórios finais relevantes e de qualidade, relativos a projetos desenvolvidos no período de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023. A quarta categoria do prêmio se refere à do Mérito Institucional, que contemplará instituição participante dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica, que tenha bolsistas inscritos nesta edição do prêmio.

Para indicar os bolsistas das categorias Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica Júnior aptos a concorrer à premiação, os representantes institucionais de Iniciação Científica das instituições de ensino e pesquisa devem transmitir ao CNPq, por e-mail, os documentos necessários à inscrição e relacionados em edital, até as 18h (horário de Brasília) do dia 9 de fevereiro de 2024.

A documentação deve ser encaminhada em formato pdf, sendo um arquivo para cada bolsista. Apenas serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e o CNPq não aceitará indicação enviada pelo próprio bolsista, pelo orientador ou pelo coorientador.

Os bolsistas a serem contemplados serão escolhidos por três Comissões Julgadoras, uma para cada grande área do conhecimento, segundo os critérios de originalidade e inovação; mérito, relevância e qualidade do relatório final; atuação e contribuição do bolsista no desenvolvimento da pesquisa e perfil e histórico escolar. Farão parte das Comissões Julgadoras representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da comunidade científica e tecnológica, convidados pelo CNPq.

A apuração da instituição ganhadora do prêmio na categoria Mérito Institucional se baseará na instituição do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos de modo legal pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado será divulgado até o final de abril de 2024, no site do prêmio.

Para cada bolsista de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica serão concedidas quantia, em dinheiro, no valor de R$ 10 mil, e uma bolsa de mestrado ou de doutorado no país, com prazo limite de início de utilização de 24 meses, contados a partir da data de cerimônia de entrega do prêmio.

Para o bolsista de Iniciação Científica Júnior, o valor será de R$ 5 mil em dinheiro e uma bolsa de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica.

Todos os bolsistas, de qualquer categoria, receberão ainda, como parte de sua premiação, passagens aéreas e hospedagem, para permitir que eles recebam a premiação.

A instituição vencedora na categoria Mérito Institucional ganhará de cinco a 20 bolsas adicionais de iniciação científica ou de iniciação tecnológica, a depender de seu número de bolsas concedidas por meio de Chamadas do CNPq.

Concedido de forma anual, o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica conta com a colaboração da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Data da última modificação: 19/01/2024, 13:47