Catálogo que reúne parte das obras de arte da UFPE é lançado no Centro Cultural Benfica

Este é o primeiro de uma série de publicações que trará à luz a grandiosa coleção da Universidade, hoje espalhada por diversos centros

A história que circunda o casarão do Centro Cultura Benfica – que no passado foi um dos prédios que formavam a Escola de Belas Artes – foi reverenciada na noite da última quinta-feira (15), com o lançamento do catálogo “Universidade Federal de Pernambuco: Patrimônio Artístico em Exibição”. O trabalho, fruto do programa de extensão “Inventário Patrimônio Artístico-Cultural Tangível da UFPE”, coordenado pela professora Emanuela Sousa Ribeiro, do Departamento de Museologia, é o primeiro de uma série de publicações que trará à luz a grandiosa coleção da Universidade, hoje espalhada por diversos centros.

Fotos: Divulgação

Professora Emanuela Ribeiro destacou a importância do programa do inventário da UFPE

O livro compila parte das pinturas, gravuras, esculturas e painéis – a maioria assinada por grandes nomes das artes visuais de Pernambuco – que estão sob a guarda da instituição. O reitor Anísio Brasileiro presidiu a solenidade de lançamento do catálogo, ressaltando a importância da valorização dos acervos e da potencialização de renovação dos prédios da instituição localizados no centro da cidade, a exemplo do Benfica. “A nossa universidade nasceu no centro da cidade. É, também, papel dela ir aonde o povo está”, destacou ele.

CCB sedia a exposição “Moças, velhas, santas, loucas:
representatividade feminina no acervo da UFPE”

Compuseram ainda a mesa a vice-reitora Florisbela Campos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes; o diretor de Cultura da UFPE, Luís Reis; a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves; e a professora Emanuela Sousa Ribeiro, uma das organizadoras da publicação.

Emanuela Ribeiro destacou a importância do programa do inventário da UFPE ser institucionalizado e como isso possibilitou um primeiro passo na sistematização do acervo da Universidade. Já a pró-reitora Christina Nunes destacou a atenção que gestão procura dar à memória da instituição e anunciou que o próximo volume do catálogo focará a coleção artística e o mobiliário na Faculdade de Direito do Recife (FDR), que, no ano passado, completou 190 anos.

EXPOSIÇÃO - O lançamento do catálogo motivou ainda a abertura da exposição “Moças, velhas, santas, loucas: representatividade feminina no acervo da UFPE”. A mostra reúne obras de autoras mulheres e de autores homens que retrataram arquétipos femininos. Os trabalhos fazem parte do acervo do Centro Cultural Benfica, herdado da Escola de Belas Artes, e da coleção do Instituto de Arte Contemporânea (IAC). Nomes como Fédora do Rêgo Monteiro, Ana Lisboa, Lídia de Tracunhaém, Baltazar da Câmara, Gilvan Samico, Renato Valle, entre outros, compõem a exposição.

Na ocasião da abertura, Christina Nunes ressaltou a importância do tema da mostra, que questiona o papel da mulher no mundo das artes e, consequentemente, na sociedade. “A temática se torna ainda mais pungente quando nos confrontamos com o machismo que tira vida de mulheres tão jovens, promissoras e compromissadas com a luta pela igualdade social, como nossa aluna Remís e, mais recentemente, como Marielle”, pontuou a gestora, se referindo, respectivamente, aos assassinatos da estudante Remís Carla Costa, da UFPE, e da vereadora carioca Marielle Franco. A mostra fica em cartaz até o dia 20 de maio.

A vernissage contou ainda com a presença da coordenadora do IAC, artista e professora Ana Lisboa; do pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação, Décio Fonseca; da coordenadora do Instituto do Futuro da UFPE, Maria de Jesus Britto Leite; da diretora de Inovação, Solange Coutinho; e de Rosa, neta da pintora Fédora do Rêgo Monteiro.

Data da última modificação: 20/03/2018, 14:22