Banco de Leite Humano do HC faz parceria com bloco carnavalesco para divulgar a doação de leite materno

A causa da doação de leite materno ganhou mais um reforço para a ampliação do estoque do alimento no Hospital das Clínicas da UFPE. Trata-se da parceria entre o Banco de Leite Humano (BLH) do HC com o tradicional bloco carnavalesco Pacú do Bico Doce, que desfila pelas ruas do Engenho do Meio, na zona oeste do Recife. O objetivo da parceria é difundir a importância da doação aos foliões e, claro, ampliar a rede de doadoras. Cerca de 80 mil pessoas são esperadas no desfile, que acontecerá no próximo dia 27.

“O Banco de Leite do HC agradece o apoio na divulgação do nosso serviço, que é responsável por arrecadar o leite doado pelas mamães. Esse alimento vai ajudar os bebês prematuros internados aqui no HC. As mamães com excesso de leite podem ligar para o telefone (81) 2126.3831, e a gente passa todas as informações sobre como realizar a doação, fornecemos os frascos de vidro para o armazenamento e recolhemos também na casa da doadora”, explica a enfermeira responsável pelo BLH do HC, Natália Coutinho.

A inédita parceria permitirá que a informação sobre a doação de leite humano chegue a um público diverso. “Vamos divulgar essa causa tão importante do HC em nossa rede social, na coletiva de imprensa (amanhã, dia 9) sobre o nosso carnaval deste ano e, claro, durante o desfile, que contará de oito a dez trios elétricos e com participação estimada de 80 mil pessoas pelas ruas do bairro” destaca o diretor executivo do bloco Pacú do Bico Doce, Adelmo Júnior.

Com 18 anos de fundação, o bloco desfila sempre dois sábados antes do Galo da Madrugada, com concentração na Rua Bom Pastor (nas imediações do Cano da Compesa) seguindo em direção à Rua Antônio Curado (até a praça do Engenho do Meio).

LEITE MATERNO - O leite materno doado beneficia recém-nascidos prematuros que necessitam de cuidados especiais, sendo fundamental para o desenvolvimento saudável deles ao proporcionar uma recuperação mais rápida, além da proteção contra infecções, diarreia e alergias.

A doação é viável para mulheres saudáveis com excesso de leite e que estejam amamentando exclusivamente seus bebês. No HC, todo o leite doado passa por um processo de pasteurização e, em seguida, é destinado aos prematuros internados na UTI, garantindo a segurança e os benefícios nutricionais do alimento padrão ouro.

Mulheres interessadas em fazer a doação podem entrar em contato pelo telefone (81) 2126.3831, de segunda a sexta, das 7h às 19h, ou visitar o Banco de Leite Humano no 9º andar do HC.

EBERSH - O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 08/01/2024, 13:42