Aprovado Plano Institucional de Pós-Graduação 2021-2025 da UFPE

Elaborado pela Propg, após debates com coordenadores de cursos de pós-graduação, diretores de centros acadêmicos e representantes discentes

O Plano Institucional de Pós-Graduação (PIPG) 2021-2025 da UFPE foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião on-line realizada no último dia 15. Elaborado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), após debates com coordenadores de cursos de pós-graduação, diretores de centros acadêmicos e representantes discentes, o documento está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPE e tem como missão introduzir o princípio da avaliação sistemática e acompanhamento das atividades de pós-graduação.

Sete são os objetivos do PIPG: 1 – promover a qualidade, diminuir a endogenia e reduzir as assimetrias da pós-graduação; 2 – incentivar a integração entre os programas de pós-graduação (PPGs) a partir de projetos de pesquisa institucionais no âmbito da temática sustentabilidade; 3 – implementar o sistema de autoavaliação e planejamento estratégico nos PPGs; 4 – criar mecanismos de indução estratégica para expansão da pós-graduação alinhada com a Agenda Institucional de Pós-Graduação com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); 5 – incentivar ações de proximidade com a educação básica e as demandas sociais; 6 – incentivar projetos de inovação e transferência de conhecimento; 7 – incentivar ações de internacionalização.

São considerados os eixos da multi e interdisciplinaridade; educação básica; redução das assimetrias; agenda institucional baseada na sustentabilidade; e internacionalização.

O documento foi elaborado em duas partes. A primeira apresenta a situação atual da pós-graduação da UFPE, as diretrizes e as ações para crescimento. “Uma questão importante no plano são as diretrizes, que contemplam tanto a pós-graduação lato sensu quanto a pós-graduação stricto sensu e basicamente consideram o caráter inter e multidisciplinar e a integração com a sociedade, o apoio à produção científica, artística e tecnológica de alto nível e também a redução das assimetrias”, explicou a pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade, Carol Leandro.

A segunda parte traz o planejamento estratégico da pós-graduação, que define ações da agenda institucional, como induzir o crescimento de programas de pós-graduação para reduzir as assimetrias com investimento nos Centros Acadêmicos de Vitória e do Agreste (Caruaru); estabelecer programas estratégicos; e integrar a pesquisa com políticas públicas a médio e longo prazos.

A institucionalização de parcerias, a articulação com os setores público e privado, o incentivo à criação de redes de pós-graduação e de pesquisa, assim como programas multicêntricos para abertura de cursos de doutorado também estão entre os pontos de ação visados pelo documento.

“A ideia é que os programas de pós-graduação da UFPE possam ter como base o plano institucional para elaborar os seus próprios planos estratégicos, considerando os objetivos da pós-graduação e obviamente do PDI da UFPE, elaborando ações, seus indicadores e suas respectivas metas”, afirmou Carol Leandro. “Com a publicação do Plano Institucional de Pós-Graduação, nós vamos poder também atuar junto aos programas no sentido da elaboração dos seus respectivos planos”, completou.

Para o reitor Alfredo Gomes, o PIPG terá grande importância no sentido de fortalecer a pós-graduação da UFPE de maneira geral, tanto a lato sensu como a stricto sensu. “Este é um plano institucional muito importante, pois vai orientar o próximo quadriênio dentro da Universidade Federal de Pernambuco. E, com ele, nós esperamos o fortalecimento do programa, que todos eles possam ter uma melhor avaliação futuramente. Isso respeita também as autonomias dos respectivos programas na elaboração de seus planos estratégicos no âmbito de cada um”, avaliou o reitor Alfredo Gomes.

Data da última modificação: 18/03/2021, 19:46